“Chegar o mais longe possível e divulgar a cultura de STP”-Os Criativos

Dez 17 • Cultura, STP • 1205 Views • 1 comentário em “Chegar o mais longe possível e divulgar a cultura de STP”-Os Criativos

É o grupo de teatro de maior sucesso atualmente em São Tomé e Príncipe e quer chegar o mais longe possível com o nome e a cultura do arquipélago. O grupo “Os Criativos de Água Porca” mostra-se agradecido com o impacto do seu trabalho e assume com grande responsabilidade o retrato da realidade são-tomense que procura produzir com as suas peças.

 

Estão juntos há seis anos, e representam atualmente o clímax da boa disposição da sociedade das ilhas.

“Os Criativos”, é um grupo de teatro jovem que nasceu nos subúrbios de Água Porca.

“A ideia de fazermos teatro juntos, surgiu do nosso colega Amador Fernandes que já participava em alguns grupos de teatro. Um dia ele decidiu criar um grupo de teatro para nossa zona. Avisou a todos que quem quisesse fazer parte de um grupo teatral devia comparecer a um encontro, e nós tomamos o conhecimento do encontro e comparecemos. Foi assim que tudo começou”, explicou  um dos integrantes do grupo Charles Ramos

As peças quase todas recheadas de humor, cativaram de pronto toda a sociedade são-tomense. O retrato “ipsis verbis” ou seja fiel do quotidiano do país é unanimemente reconhecido por todos o que contribuiu inclusive para aumentar a audiência da única televisão pública do arquipélago após o início da exibição das peças.

“É claro que estamos muito agradecidos aos nossos fãs pela força que nos têm dado. Assumimos com muita responsabilidade e muita coragem este sucesso, porque no nosso país nunca existiu um grupo como o nosso, que tivesse coragem de retratar factos e coisas reais através da comédia”, garantiu.

De facto, desde as mortes dos nossos saudosos atores Butter e Candonga que, o país não se divertia tanto ao assistir uma peça teatral.

“O encenador é o nosso colega Amador Fernandes. As histórias que dão vida as nossas peças são da nossas autoria, há também histórias sobre factos que acontecem no dia-a-dia que nos são dadas ou contadas pelas pessoas, outras tiramos de livros, etc”, assumiu.

O grupo nacional de teatro  “Os Criativos”,  sucesso em todo o país, quer ir o mais longe possível.

“Esperamos chegar o mais longe possível com o nosso trabalho, poder divulgar o nome e cultura de São Tomé e PrÍncipe, e demonstrar aos nossos dirigentes e nao só que o nosso país tambem tem gentes com qualidades e potencialidades”, concluiu.

Charles Ramos, garante que atualmente o grupo não conta com apoios ou patrocínios nenhuns, mas explicou que já teve acesso a algumas formações que ajudou a melhorar o seu trabalho com destaque para a formação organizada pela casa da cultura, onde através da encenadora francesa Aude Marechel, pôde trabalhar a base do improviso.

Brany Cunha Lisboa

Artigo relacionado

One Response to “Chegar o mais longe possível e divulgar a cultura de STP”-Os Criativos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »