São-tomenses festejam o Santo Isidoro

Jan 15 • Cultura, STP • 1045 Views • Sem comentários em São-tomenses festejam o Santo Isidoro

A maior festa religiosa do arquipélago teve lugar este fim de semana, e ficou marcada uma vez mais, pela presença de milhares de são-tomenses que num casamento entre a cultura e tradição acorreram a vila de Ribeira Afonso para confraternizar e pedir milagres ao Santo padroeiro dos agricultores.

São diversas as promessas e os pedidos que são feitos ao Santo milagroso de Ribeira Afonso. Todos os anos por essa altura, milhares de São-tomenses, liderados pelos chamados “Juízes” que participam na organização da festa, veneram o Santo Isidoro padroeiro dos agricultores.

“Ao longo de nove meses eu pedi ajuda e proteção e que todos os meus sonhos podessem realizar-se”, pedidos de um dos vários juízes da festa

De acordo com a tradição, neste dia os juízes organizadores da festa, terão de garantir a abstinência sexual. Devem acompanhar a missa e a procissão e antes de passarem o testemunho aos novos juízes que deverão celebrar a data no ano seguinte, devem de uma vela acesa na mão pedir milagres ao Santo Isidoro.

“É algo que nasci e entrei, pelo que tenho que seguir”, garante o juíz entrevistado

A maior manifestação católica do país é celebrada ao mais alto nível pelo Bispo da da Diocese Dom Manuel António. É ocasião para confraternização, mas também para a demonstrar que a fé permanece viva no seio dos são-tomenses, que por essa altura do ano vêm até do estrangeiro para participarem nos festejos.

Reporterstp com RTPÁfrica

Imagem RTPÁfrica

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »