Universidade Lusíada lança “Olhares cruzados sobre a economia de STP”

Ago 17 • Cultura, STP • 1480 Views • 1 comentário em Universidade Lusíada lança “Olhares cruzados sobre a economia de STP”

“Olhares cruzados sobre a economia de São Tomé e Príncipe” é como se chama a primeira obra literária lançada pela universidade Lusíada do arquipélago.  Reúne textos de sete autores sobre os erros do pós-independência e formulas para atingir o tão propalado desenvolvimento.

São sete autores que efetuaram o raio x a economia do país. Através das suas opiniões traçaram o diagnóstico.

“Nós estamos ao nível do extrativísmo agrícola, no sentido do seu baixo padrão de produtividade, a ausência quase total de investimentos produtivos e de manutenção de cultivo”, garantias do co-autor do livro Filinto Costa que se referiu ao estado atual da agricultura são-tomense.

A coletânea que retrata outros dos supostos erros de gestão ou de governação da coisa pública no pós 1975, faz também prognósticos. Os sete autores apesar de terem algumas opiniões distintas fazem quórum e ensaiam algumas fórmulas para que as ilhas atinjam finalmente o tão propalado desenvolvimento.

Co-autor Filinto Costa Alegre-“O país tem que se abrir, São Tomé e Príncipe tem que se abrir”.

Co-autor António Aguiar-“Esta é a encruzilhada em que o país se encontra. O país precisa de definir um rumo, porque senão, não há recursos suficientes para nós podermos fazer a trajetória”.

A publicação desta obra é uma iniciativa da universidade Lusíada de São Tomé e Príncipe, que assegurou a intenção de através do livro, puxar pela “capacidade de reflexão dos são-tomenses”.

A elaboração de “Olhares cruzados sobre a economia de São Tomé e Príncipe” contou ainda com a colaboração dentre outras individualidades, da escritora Inocência Mata e da economista Maria das Neves.

Brany Cunha Lisboa

Artigo relacionado

One Response to Universidade Lusíada lança “Olhares cruzados sobre a economia de STP”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »