FMI aprova novo pagamento de 425 mil euros a São Tomé e Príncipe

Jul 17 • Economia, STP • 790 Views • Sem comentários em FMI aprova novo pagamento de 425 mil euros a São Tomé e Príncipe

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou o pagamento da segunda tranche do empréstimo a São Tomé e Príncipe, no valor de 425 mil euros, depois da conclusão satisfatória da primeira avaliação do programa de ajustamento, revelou o FMI.
“À luz do bom desempenho até ao momento e do compromisso das autoridades para com a implementação de políticas sólidas, o corpo técnico apoia o pedido das autoridades para a conclusão da primeira avaliação do acordo trienal”, lê-se no relatório de avaliação divulgado pelo FMI, que vai emprestar cerca de 6 milhões de euros a este país.
Os técnicos desta entidade consideram que a implementação de um conjunto de reformas tem sido positiva, destacando que dos cinco pilares essenciais, quatro foram totalmente cumpridos desde dezembro do ano passado e o outro foi parcialmente implementado.
“Embora as perspetivas a médio prazo continuem positivas, o panorama económico a curto prazo representa um desafio. A perspetiva de crescimento económico a médio prazo é positiva, refletindo, entre outros, o início previsto da produção de petróleo e das exportações em 2015”, refere o relatório, notando, contudo, que “o crescimento para 2013 foi revisto em baixa, de 5,5 para 4,5%, à luz das incertezas remanescentes de uma conjuntura externa difícil e das fracas perspetivas de financiamento externo para os projetos de investimento públicos e privados.
O documento divulgado pelo FMI refere também que “a inflação no final de 2013 foi revista em alta, de 6% para 7,9%, refletindo uma redução mais realista da inflação e as vulnerabilidades da taxa de inflação a choques associados à oferta”, mas conclui que “apesar do ambiente complexo, a implementação do programa tem sido boa” e, por isso, “as autoridades devem ser incentivadas a consolidar estas realizações”.

jornaldamadeiraonline

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »