São Tomé e Príncipe cresce 5,2% este ano e acelera para 5,8% em 2013

Mai 28 • Economia, STP • 1639 Views • Sem comentários em São Tomé e Príncipe cresce 5,2% este ano e acelera para 5,8% em 2013

A economia de São Tomé e Príncipe deve crescer 5,2% este ano, acelerando para 5,8% no próximo ano, de acordo com as previsões do African Economic Outlook, organizado por quatro instituições internacionais.
De acordo com o relatório elaborado pelo Banco Africano para o Desenvolvimento, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a Comissão Económica de África e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o crescimento económico de São Tomé e Príncipe é alicerçado num aumento do Investimento Direto Estrangeiro, na assinatura de contratos petrolíferos e na aposta no porto de águas profundas.
Na análise que fazem do país, os autores do relatório sublinham o ênfase colocado na consolidação das contas públicas, que fez o défice orçamental baixar para um dígito, de 11,9% em 2011 para 9,4% no ano passado.
O equilíbrio das contas públicas está a ser alcançado, num movimento ligado às reformas estruturais que foram implementadas para aumentar a tributação e a coleta fiscais, o que inclui a aprovação de legislação relativa à gestão dos recursos naturais.
O Banco Central, nota o relatório, tem vindo a tomar medidas para aumentar a credibilidade do sistema financeiro, entre as quais está a formação de pessoal em risco financeiro e a reestruturação dos bancos mais problemáticos que apresentem riscos para o sistema como um todo, passando pela aprovação, em 2014, de legislação sobre ajuda estatal às instituições financeiras em dificuldades.
São Tomé, que está na lista dos países mais problemáticos em termos de sustentabilidade da dívida pública, aprovou ainda várias leis relativas à gestão dos recursos naturais e criou autoridades direcionadas para o controlo da atividade petrolífera, preparando a extração, que deverá começar, de acordo com o relatório, em 2016.

Jornaldamadeira

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »