STP-Contas do Estado não são conhecidas há mais de 2 décadas

Mai 31 • Economia, STP • 778 Views • Sem comentários em STP-Contas do Estado não são conhecidas há mais de 2 décadas

O tribunal de contas são-tomense, denunciou inúmeras irregularidades financeiras, em vários departamentos do Estado, durante o ano de 2012. O mais grave, é o facto de não se conhecer as contas gerais do Estado, há mais de 2 décadas.

Foram vários os atos, contratos ou transações financeiras detetadas como ilegais pelo tribunal de contas durante o ano de 2012.

“Há processos que foram objetos de recusa de vistos, mas as pessoas continuam nos cargos, os contratos continuam a efetivar-se, portanto são situações anómalas”, explicou o presidente do tribunal de contas José António de Monte Cristo.

Há ainda casos de sonegação de receitas do Estado, numa altura em que este mesmo Estado se queixa de falta de liquidez.

“Um Estado que se diz com problemas de tesoraria e o dinheiro anda por ai, sem se saber aonde ou entram fora do prazo, isto é inconcebível”, frisou.

Tudo isto vem à tona, numa altura em que têm surgido anúncios de supostos casos de corrupção envolvendo ministros do atual governo, o que choca com um dos pressupostos defendidos publicamente pelo chefe do executivo Gabriel Costa que é o combate à corrupção.

No entanto, o mais grave é um problema que é transversal aos vários executivos e gestores do Estado que estiveram em atividade nos útimos tempos. As contas gerais do Estado não são conhecidas há mais de 2 décadas.

“Temos informações que dentro de dias, vai-se apresentar uma primeira conta, depois desses 20 anos de ausência” confirmou.

Contas do Estado baralhadas, com supostas corrupções e favorecimentos ilícitos de pessoas singulares ou coletivas, a tomar conta do funcionalismo público são-tomense.

Brany Cunha Lisboa

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »