STP-“incapacidade crónica de gerar receitas”

Dez 31 • Economia, STP • 1333 Views • Sem comentários em STP-“incapacidade crónica de gerar receitas”

No balanço do ano a governadora do banco central de São Tomé  e Príncipe, afirmou que apesar do país ter registado um crescimento macroeconómico, continua com uma incapacidade crónica de gerar receitas face as despesas. Do Carmo Silveira espera que a linha de crédito no valor de 180 milhões de dólares a ser disponibilizada por Angola em 2014 para financiar o orçamento de estado, seja um impulso forte para a economia.

A economia são-tomense registou um crescimento moderado em 2013, mas a governadora do Banco Central que fez esta segunda-feira o balanço do ano económico mostrou-se preocupada com a incapacidade crónica do país em gerar receitas.

“As fragilidades económicas do arquipélago são profundas e o país vive uma incapacidade crónica de gerar receitas suficientes para cobrir as despesas. A isto junta-se a redução da expetativas de gerar receitas com a exploração do petróleo com a saída da empresa francesa Total do bloco 1”, afirmou.

No entanto, Maria do Carmo Silveira está mais esperançosa para 2014. A injeção de uma linha de crédito de 180 milhões de dólares por Angola pode vir a representar uma lufada de ar importante para a economia nacional.

“O Banco Central por seu lado, dará prioridade as medidas que aumentam o potencial de crescimento, a implementação do micro-crédito, o aprimoramento da central do risco de crédito no pleno funcionamento do mercado inter-bancário”, assegurou

Banco Central de São Tomé e Príncipe prevê desta forma um 2014 melhor que 2013 findo no que diz respeito a economia.

Brany Cunha  Lisboa

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »