STP sistema financeiro mais credibilizado

Out 21 • Economia, STP • 792 Views • Sem comentários em STP sistema financeiro mais credibilizado

Com o nome limpo, São Tomé e Príncipe é agora um destino de investimento mais credível. O país foi retirado pelo Grupo de Ação Financeira Internacional da lista negra em matéria de branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo.

A decisão do Grupo de AçãoInternacional Financeira Internacional deixa o sistema financeiro nacional mais confiante nas transações sobretudo com o exterior.

“Para o sistema financeiro há uma maior para o exterior. Quando um país tem a conotação de estar numa lista negra do GIABA em matéria de braqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo, tem alguns tabertura ranstornos para os usuários do sistema financeiro e também mesmo ao nível do fornecimento normal, há uma maior morosidade. Nós agora temos elementos para contornar e reduzir o impacto deste grande constrangimento”, explicou o ministro do plano e finanças, Hélio Almeida.

Ações como a recente aprovação de diplomas que constituem crime a prática de branqueamento de capitais e de financiamento ao terrorismo, bem como a avaliação mútua que o arquipélago sofreu em dezembro passado, contribuiram sobremaneira para o sucesso alcançado.

Agora, o desafio é fazer com que as ilhas mantenham-se afastadas da propalada lista.

“Sair da lista negra é um processo extremamente difícil, mas voltar para lá é um processo relativamente facíl, por isso, temos que evitar que isso aconteça”, garantiu.

Com o sistema financeiro mais credibilizado, São Tomé e Príncipe procura doravante colher todos os benefícios possíveis advindos da limpeza do seu nome e imagem a nível internacional.

Brany Cunha Lisboa

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »