“Até ao momento não há qualquer caso de Ébola em STP”-Jorge Bom Jesus

Set 8 • Home menu, Saúde, STP • 656 Views • Sem comentários em “Até ao momento não há qualquer caso de Ébola em STP”-Jorge Bom Jesus

Com o intuito de tranquilizar os são-tomense, o ministro da educação Jorge Bom Jesus na qualidade de porta-voz do governo foi a televisão nacional esclarecer que “até ao momento não há qualquer caso de Ébola no país”. As declarações visam travar o medo e o pânico que poderiam advir das informações que dão conta da colocação em quarentena de dois cidadãos nigerianos que aterraram no país no passado sábado. O governo garante que a medida se enquadra na estratégia de prevenção que o país assumiu.

O porta-voz do governo assegura que este tipo de medidas são “fundamentais” no quadro da prevenção já que há poucos dias em deliberação do conselho de ministros o governo tinha proibido viagens de e para os países confirmados como tendo casos da doença. A Nigéria não foge ao raio de prevenção já que tem casos confirmados e tem uma grande afluência de trocas comerciais e de pessoas com o arquipélago.

Os dois cidadãos nigerianos vão ficar em quarentena durante 21 dias, período seguro para a despistagem do vírus. As autoridades dizem que não há razões para alarme nem pânico, já que “está tudo sob controle” da equipa de emergência destacada para evitar a entrada e propagação do Ébola nas ilhas.

Governo tranquiliza a população são-tomense, numa altura em que a União Africana reúne em Adis Abeba para traçar uma estratégia conjunta de luta contra essa doença que já fez perto de 2000 vítimas em pelo menos 4 países do continente.

Em pauta vão estar sobretudo, as proibições dos voos de e para países infectados, uma ação já adoptada por diversos países e a estigmatização  dos infectados.

Brany Cunha Lisboa

foto-google

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »