Ilha do Príncipe é notícia

Jan 20 • Home menu • 1207 Views • 1 comentário em Ilha do Príncipe é notícia

Nos últimos dias a Ilha do Príncipe destacou-se nas notícias sobre o país. A ilha comemorou mais um aniversário da sua descoberta, assistiu ao aparecimento inusitado de uma baleia morta numa das suas praias, e garantiu por meio de acordo vagas universitárias para os seus filhos na universidade Lusíada do arquipélago.

O investimento no crescimento da ilha do Príncipe é cada vez mais uma realidade. Mais uma prova disso, é o forte empenho do governo regional na formação dos naturais da ilha.

Muitos dos filhos do Príncipe, por meio de cooperações e geminações com câmaras portuguesas, já estão a garantir formações em vários domínios em Portugal. Agora o governo regional conseguiu também vagas de cursos superiores com isenção de propinas na universidade Lusíada na ilha maior São Tomé.

“Os alunos ficam isentos das propinas, apenas com a incumbência de pagar a inscrição e seguro escolar, valores bastante residuais”. Afirmou o Secretario dos Assuntos Sociais Francisco Pina Gil, no entanto, sem avançar números.

Mas sabe-se, que este acordo de isenção de propinas poderá vir a abarcar também os outros alunos naturais do Príncipe que já estudam na mesma universidade.

Mudando de assunto, a ilha assistiu este fim de semana a um fenómeno inusitado.

Uma baleia com cerca de 13 metros deu à costa. O cetáceo já estava morto quando foi encontrado na praia grande, norte do Príncipe, pelos guardas marinhos e despertou a curiosidade de inúmeras pessoas que acorreram ao local para ver de perto o animal marinho.

O Príncipe também foi notícia esta semana, por motivos de aniversário. A ilha completou 543 anos da sua descoberta pelos navegadores portugueses. O governo regional aproveitou a ocasião para homenagear diversas figuras importantes para a identidade da região. O líder do governo regional José Cardoso Cassandra, no seu discurso durante o ato central, perante o primeiro-ministro Gabriel Costa, “enfatizou a importância do mar que rodeia a ilha, e assegurou mesmo que é chegada a hora de tirar desse mar imenso, maiores dividendos para a região”.

Considerada reserva mundial da biosfera pela UNESCO, a ilha do Príncipe entre outras coisas dá passos sérios no sentido de um maior desenvolvimento e um maior posicionamento no mapa face a ilha maior São Tomé. Investimentos no turismo de sol e praia, mas também no âmbito rural é cada vez mais uma realidade e a parceria com a multinacional sul-africana HBD, que quer investir cerca de 70 milhões de euros na ilha promete frutos profundos e marcantes para a região, com especial destaque para a construção de um aeroporto de referência no Golfo da Guiné.

Brany Cunha Lisboa com Teobaldo Cabral

Fotos Teobaldo Cabral, página facebook

Artigo relacionado

One Response to Ilha do Príncipe é notícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »