Jornal Digital Telanon hackeado?

Jul 12 • Home menu • 222 Views • Sem comentários em Jornal Digital Telanon hackeado?

A resposta a esta pergunta é o que todos querem saber. Até mesmo o diretor e fundador do jornal Abel Veiga em entrevista à RFI, garante que “ainda não se descortinou o que realmente aconteceu”. Assegura no entanto, que tudo está a fazer junto ao seu staff técnico para “repor o normal funcionamento do diário digital”.

O site informativo Telanon, um dos mais lidos em São Tomé e Príncipe, terá mesmo sido “hackeado”. Pelo menos é o que parece, no entender do seu director e fundador Abel Veiga.

Em entrevista à RFI Abel veiga explica que “fez contacto com o corpo técnico que assiste o jornal logo que este desapareceu da web.

“Efetivamente o jornal digital Telanon deixou de estar acessível ao público desde o dia 30 Junho, os correios eletrónicos que têm os indicativos Telanon.info também desapareceram, portanto, entrei em pânico e contactei, obviamente, o pessoal técnico que dá assistência ao jornal, que também manifestaram-se surpreendidos com o facto de estar a acontecer algo inédito, nunca antes coisa igual tinha acontecido, o jornal simplesmente desapareceu”, palavras de Abel Veiga à RFI.

Aparentemente a parte técnica do jornal está intacta, já que o domínio, segundo Abel Veiga, só expira em 2018. Por tudo isto, não descarta o facto de o jornal poder ter sido alvo de um ataque cibernético, mas garante que neste momento está apenas focado em “repor o normal funcionamento do mesmo”.

“O pessoal técnico que dá suporte ao jornal está a trabalhar junto ao servidor, graças a Deus o Telanon não está enraizado aqui em São Tomé e Príncipe, está em França, e o pessoal ai está a trabalhar na perspetiva de tentar recuperar os estragos, que são grandes e nos próximos dias poder o Telanon voltar ao contacto com o seu público”, enfatiza.

Ainda assim o dono do jornal Telanon Abel Veiga não põe de parte a possibilidade de “vir a agir judicialmente contra o/os supostos autor/es caso o ataque informático venha a ser provado”.

“Naturalmente que isso será desencadeado tendo em conta de que a imagem do Telanon está posta em causa portanto, são quase 15 dias de inatividade, há estragos, há danos enormes que estão a ser causados”, conclui.

A poucos dias de completar 17 anos de existência o Telanon é obrigado por razões ainda ocultas a desaparecer da web, mas avaliando pelas palavras do seu fundador Abel Veiga, o mesmo estará de volta dentro em breve, já que, como diz ” o Telanon não nasceu pelo dinheiro mas sim pelo simples dever de informar”

Um ataque informático ainda por provar, mas no entanto, sem precedentes em São Tomé e Príncipe e que só faz lembrar a recente onda de ataques causado pelo vírus Wannacry que imputou danos incomportáveis à diversas empresas espalhadas pelo mundo.

Brany Cunha Lisboa

Fonte: RFI

Imagem: Google

 

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »