São Tomé e Príncipe institui dia nacional do Turismo

Ago 19 • Home menu, Sociedade, STP • 2542 Views • 2 comentários em São Tomé e Príncipe institui dia nacional do Turismo

O setor do turismo está em debate na capital são-tomense.

Durante uma semana o governo, operadores e sociedade civil, discutem formas de dinamizar e divulgar o setor. A semana dedicada ao turismo que se inicia esta segunda-feira terá como o ponto mais alto a instituição do dia 24 de Agosto, “como dia nacional do turismo”.

Tendo em conta as potencialidades naturais de São Tomé e Príncipe, o setor do turismo tem tudo para funcionar como um dos principais impulsionadores do desenvolvimento. No entanto, o envolvimento das gentes do país no processo de divulgação das ilhas é para os responsáveis do setor um imperativo.

“É necessário que as pessoas saiam mais de casa, que conheçam o seu próprio país, pois os são-tomenses não conhecem o seu próprio país, as pessoas que visitam o nosso país conhecem mais São Tomé e Príncipe do que nós próprios”, assegura o diretor de hotelaria e turismo José Vera Cruz.

A semana dedicada ao setor que arrancou esta segunda-feira, servirá então para encontrar mecanismos para inverter a atual realidade. Entretanto,  embora já se tenha registado alguns avanços  como melhoramentos na obtenção de vistos de entrada no país, infraestruras hoteleiras e afins, o governo reconhece que há ainda muito mais a fazer.

“Pôr em marcha programas de melhoria das infraestruturas de base, a qualidade do urbanismo, a sanidade ambiental, a animação e conteúdos culturais incluindo um programa de municipalização turística”, afirma o ministro do comércio, indústria e turismo Demóstenes Pires dos Santos.

2004 e 2006 foram os melhores anos para o turismo são-tomense, tendo o arquipélago registado perto de 16 mil visitantes. Atualmente essa cifra fixa-se em cerca de 13 mil turistas.

País de sol exuberante e praias paradisíacas, as ilhas de São Tomé e Príncipe podem não só protagonizar um excelente turismo de sol e mar aos seus visitantes, como também podem oferecer um largo usufruto do turismo rural aproveitando as suas enormes potencialidades naturais e paisagísticas da sua flora e fauna.

Por tudo isto, e para que as potencialidades do país sejam cada vez mais divulgadas, os dirigentes do setor pedem maior proação dos próprios são-tomenses e anunciam a instituição do dia 24 de Agosto como “dia nacional do turismo”.

Brany Cunha Lisboa

Artigo relacionado

2 Responses to São Tomé e Príncipe institui dia nacional do Turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »