Segunda volta confirma Evaristo como novo Presidente

Ago 8 • Home menu, Política, Sociedade, STP • 831 Views • Sem comentários em Segunda volta confirma Evaristo como novo Presidente

Evaristo de Carvalho, suportado pelo governo, é confirmado como o novo Presidente da República de São Tomé e Príncipe. Numa segunda volta inédita na história do arquipélago, em que o candidato concorreu sozinho por desistência do segundo classificado das eleições de 17 de Julho, Evaristo de Carvalho consegue amealhar 42058 votos.

Sozinho numa segunda volta rejeitada por todos os outros candidatos presidenciais, Evaristo de Carvalho é confirmado como o novo Chefe de Estado são-tomense. O candidato apoiado pelo ADI no governo consegue de acordo com os resultados provisórios da Comissão Eleitoral Nacional, “42058 votos contra uma abstenção de cerca de 54%”. Os votos brancos e nulos também já estão descortinados em cerca de “1548 e 7567 respetivamente”.

O contestado líder da Comissão Eleitoral Nacional Alberto Pereira, tomado como incompetente e incapaz de dar seguimento ao processo eleitoral em curso pelos candidatos Manuel Pinto da Costa, segundo classificado nas eleições de 17 de julho e Maria das Neves terceira no apuramento geral, faz questão de frisar aos jornalistas que os resultados são “provisórios” e que “os definitivos cabem à assembleia de apuramento de votos que funciona junto ao tribunal constitucional”, afirma.

Evaristo de Carvalho assume a “vitória eleitoral”. O candidato do ADI diz que” tendo obtido 42 mil votos, significa que fica eleito com uma percentagem acima de 70% ou 80%”, garante.

A história deste processo eleitoral que começou a 17 de julho e culminou com a segunda volta neste domingo está para muitos mal contada. Há várias suspeitas de fraude e uma espécie de “silêncio ensurdecedor” dos chamados “observadores internacionais”. No entanto, apesar de imensos alaridos, e a inusitada desistência de Pinto da Costa, que não concorreu à segunda volta, nada parece afetar o andamento do processo que deverá terminar em setembro próximo com a nomeação de Evaristo de Carvalho como o novo Presidente das ilhas.

Brany Cunha Lisboa

foto: google

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »