Portugal quer dar mais formação em segurança alimentar na CPLP

Nov 13 • Mundo • 677 Views • Sem comentários em Portugal quer dar mais formação em segurança alimentar na CPLP

Portugal quer reforçar a formação ao nível de segurança alimentar no espaço da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, afirmou à agência Lusa o secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito.
O político estará no Simpósio Alimentar e Nutricional e Desenvolvimento Sustentável, que começa na quarta-feira em Cabo Verde e que contará com ministros da Agricultura e Pescas de São Tomé e Príncipe e de Timor-Leste e com o secretário de Estado da Agricultura de Angola.

Nos trabalhos estará também presente o secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (PALOP), o embaixador Murade Murargy.

Nuno Vieira e Brito afirmou que aqueles países precisam de “valorizar os seus produtos” e “melhorar os sistemas de segurança alimentar”, com uma estratégia política que os aproxime dos “mercados globais”.

O secretário de Estado explicou que Portugal está já a dar apoio à formação em São Tomé e Príncipe na área de segurança alimentar e pescas e tem a intenção de avançar com formação em Timor-Leste.

O seminário, que termina no sábado, “visa sobretudo refletir sobre o problema da segurança alimentar e nutricional”, sustentou, tendo em conta que em 2013 se assinala o Ano contra o Desperdício e 2014 será dedicado à agricultura familiar.

À margem do simpósio, o secretário de Estado português terá encontros bilaterais com a ministra do Desenvolvimento Rural de Cabo Verde, Eva Ortet, e com os ministros da Agricultura e Pescas de São Tomé e Príncipe, António Dias, e de Timor-Leste, Mariano Sabino Lopes.

Nuno Vieira e Brito visitará ainda o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário de Cabo Verde, fundado nos anos 1950.

Fonte: Notícias ao minuto

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »