Japão lança satélite para obter informação meteorológica
O Japão lançou, com sucesso, o seu foguete mais recente, com um satélite de alta tecnologia para monitorizar a precipitação global e ajudar os meteorologistas a prever grandes tempestades, informou a agência aeroespacial japonesa (JAXA).
O foguete H-IIA foi lançado de uma ilha japonesa, a sul da principal, às 03:37 de sexta-feira (18:37 de Lisboa).
O satélite, desenvolvido em conjunto pelo Japão e pelos EUA, está desenhado para obter informação de vários outros satélites em órbita, a que acrescenta a sua própria medição para construir um panorama detalhado da precipitação no planeta.
Os autores das previsões meteorológicas garantem que com um quadro mais detalhado e completo da chuva vão ser mais capazes de prever eventos extremos, como tempestades e inundações.
Na quinta-feira, o astronauta japonês Koichi Wakata, que se encontra a bordo da estação espacial internacional (ISS, na sigla em Inglês), com o astronauta da agência homóloga norte-americana NASA, Rick Mastracchio, e o russo Mikhail Tyurin, disse aos seus 74 mil seguidores no Twitter que desejava um lançamento tranquilo.
RN // HB
BILL INGALLS/NASA
Artigo relacionado
« São Tomé e Príncipe prepara Feira Internacional de Turismo e Desenvolvimento ’12 anos’ é o melhor filme do ano, mas ‘Gravidade’ leva 7 prêmios no Oscar »