ADI censura governo de Gabriel Costa

Jul 19 • Política, STP • 848 Views • 1 comentário em ADI censura governo de Gabriel Costa

“Saúde pública”, “direitos, garantias e liberdade dos cidadãos” e a “corrupção”, são os três motivos que levam o ADI na oposição, a apresentar no parlamento uma moção de censura contra o XV governo constitucional do arquipélago. O debate para o efeito está marcado para a próxima terça-feira. O ADI quer a presença do chefe do governo e do ministro da defesa e ordem interna.

A questão do polémico arroz importado dos Camarões, ainda merece discussão, porque segundo Levy Nazaré é uma questão de “saúde pública”.

Indícios de prisões arbitrárias registadas recentemente no país, colocam em causa “os direitos, garantias e liberdade dos cidadãos”, de acordo com o dirigente político do ADI.

Atos de “corrupção comprovados segundo documentos”, é outra das preocupações do maior partido da oposição que exige por isso, a presença de Gabriel Costa e Oscar de Sousa, no debate da moção de censura marcado para terça-feira dia 23 de Julho.

Recorde-se que o ADI menoritário foi derrubado do poder através de uma moção de censura encabeçada pelo MLSTP/PSD.

Agora, vai usar da mesma arma para tentar atingir o governo de Gabriel Costa, mesmo tendo 26 contra 29 deputados da coligação governamental.

A moção de censura é um instrumento parlamentar usado em democracia, que independentemente de quem a interponha, pode ter dois efeitos diretos. Derrubar o governo em caso de ser aprovada pela maioria, ou fortalecer o seu poder e credibilidade quando esta é rejeitada pela maioria.

Haver vamos o que se sucederá na terça-feira, sendo para já como certo a rejeição pela maioria desta primeira moção de censura ao XV governo constitucional são-tomense.

Brany Cunha Lisboa

Artigo relacionado

One Response to ADI censura governo de Gabriel Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »