CEN dá luz verde à marcação das eleições

Mai 6 • Política, STP • 670 Views • Sem comentários em CEN dá luz verde à marcação das eleições

A CEN, Comissão Eleitoral Nacional assumiu esta segunda-feira que estão criadas todas as condições para a marcação da data das eleições legislativas, autárquicas e regional. Fechados que estão os cadernos eleitorais, cabe agora ao Presidente Pinto da Costa a marcação da referida data e ao governo o desbloquear de cerca de 1 milhão de dólares a materialização dos escrutínios.

O trabalho de atualização dos cadernos eleitorais no país com vista a realização das eleições previstas ainda para este ano está terminado.

Em 6 meses foram recenseados perto de 9 mil novos eleitores.

“Quase que atingimos a meta de 9 mil, pois conseguimos recensear 8645 novos eleitores”, garantiu o presidente da CEN Victor Correia.

Agora o universo de potenciais eleitores às próximas eleições legislativas, autárquicas e regional é estimado em cerca de 92.686 indivíduos, todos residentes no arquipélago já que a diáspora só pode participar nas eleições presidenciais o que não será o caso.

Posto isto, Victor Correia garante que estão reunidas todas as condições para a marcação das eleições. Afirma mesmo que todos os órgãos de soberania já foram alertados para esse facto.

“Tanto sua excelência senhor Presidente da República como todos os outros órgãos de soberania estão informados, porque os dados foram enviados desde a última sexta- feira para todos os órgãos de soberania. Os cadernos estão prontos, e tecnicamente estamos prontos para avançar. Precisamos é que as eleições sejam marcadas e os meios financeiros colocados a nossa disposição para avançarmos”, assegurou.

Ainda nesta semana o Presidente Pinto da Costa deverá avançar com a auscultação aos partidos políticos com vista a encontrar em consenso uma data para os próximos pleitos.

As três eleições vão custar segundo a CEN cerca de 1 milhão de dólares aos cofres do estado.

Brany Cunha Lisboa

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »