Chefes de Estado e de Governo africanos reunidos em Adis Abeba

Jan 31 • Mundo, Política • 690 Views • Sem comentários em Chefes de Estado e de Governo africanos reunidos em Adis Abeba

Cimeira da União Africana debate envio de forças de paz para Sudão do Sul e República Centro Africana

Arrancou esta quinta-feira, na capital da Etiópia, a XXII cimeira da União Africana.

O tema central da reunião magna é ‘A Agricultura e a Segurança Alimentar’, mas a atualidade deve sobrepor-se à agenda dos dois dias de trabalhos. Os conflitos no Sudão do Sul e na República Centro Africana e o possível envio de forças de manutenção de paz africanas devem centrar os debates.

Na reunião, o Conselho Executivo da UA vai formalizar o apoio à candidatura de Angola a um dos lugares de membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. O endosso decorre do relatório do comité de candidaturas da organização regional, que por unanimidade indicou Angola como candidato africano. A eleição será feita em setembro próximo, durante a Assembleia Geral da ONU e visa o mandato para o biénio 2015/2016.

Entre os dirigentes dos 54 países membros da UA que estão presentes na cimeira etíope, estão os Presidentes de Moçambique e de Cabo Verde – Armando Guebuza e Jorge Carlos Fonseca, e o vice-Presidente de Angola – Manuel Vicente. A Guiné-Bissau não está representada porque o país está suspenso da organização. O ministro português dos Negócios Estrangeiros – Rui machete, foi convidado a estar presente na reunião de Adis Abeba, como observador.

RDPÁfricanotícias

foto google

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »