Comissão Eleitoral pronta para recenseamento em São Tomé e Príncipe

Set 24 • Política, STP • 883 Views • Sem comentários em Comissão Eleitoral pronta para recenseamento em São Tomé e Príncipe

O porta-voz da CEN, José de Oliveira, garantiu que o início dos trabalhos depende do Governo do primeiro-ministro Gabriel Costa, que deve desbloquear o financiamento para o efeito.

A Comissão Eleitoral Nacional de São Tomé e Príncipe (CEN) anunciou estar preparada para dar início ao recenseamento para as eleições legislativas e autárquicas, adiadas pelo presidente são-tomense, Manuel Pinto da Costa, para 2014.

O porta-voz da CEN, José Bouças de Oliveira, disse à Panapress no final de um recenseamento simulado na sede deste órgão, em São Tomé, que a operação envolveu vários jovens, adiantando que os 25 kits informáticos estão a funcionar dentro dos padrões internacionais.

José de Oliveira garantiu que o início dos trabalhos depende do Governo do primeiro-ministro Gabriel Costa, que deve desbloquear o financiamento para o efeito.

“Podemos garantir que os equipamentos estão operacionais para partirmos num futuro breve para o recenseamento eleitoral”, sublinhou.

Dois técnicos estrangeiros, dos quais um de uma empresa sul-africana e outro contratado pelo escritório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), acompanham os trabalhos após terem sido ultrapassados os problemas técnicos que tinham surgido nas eleições legislativas em 2010 e nas presidenciais em 2011.

Segundo a programação da CEN, os testes que começaram esta terça-feira no liceu nacional, maior de estabelecimento de ensino do país congregando jovens de todos os distritos do arquipélago, culminaram com a produção de 80 cartões eleitorais.

www.africa21digital.com

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »