Diplomata China “humilhada” com provocações da Coreia do Norte

Mai 27 • Mundo, Política • 907 Views • Sem comentários em Diplomata China “humilhada” com provocações da Coreia do Norte

O governo chinês sentiu-se “humilhado” com as mais recentes provocações da Coreia do Norte que incluiram o lançamento de um míssil de longo alcance e um teste nuclear, revelou um diplomata sul-coreano citado hoje pela agência Yonhap.
“A China sentiu-se humilhada pelo desafio da Coreia do Norte ao seu pedido de acabar com as provocações”, disse Kim Sook, o representante da Coreia do Sul na ONU que explicou também que ter sido esse o sentimento dos diplomatas chineses manifestado “em privado”.

Pyongyang lançou em dezembro de 2012 um foguete de longo alcance e já em fevereiro efetuou um terceiro teste nuclear, ações condenadas pela comunidade internacional e que levaram à aprovação de novas sanções contra o regime.

Apesar do mal-estar da China e o seu apoio às sanções, o diplomata da Coreia do Sul reconheceu, no entanto, que a relação de Pequim com Pyongyang se mantém praticamente inalterada.

Esta semana um enviado especial do regime da Coreia do Norte esteve em Pequim no que é interpretado como uma tentativa de Kim Jong-un de diminuir a tensão entre os dois aliados.

Na visita, Choe Ryong-Hae, homem de confiança do líder norte-coreano, esteve reunido com o presidente chinês, Xi Jinping, e assegurou que Pyongyang está disponível para retomar o diálogo a seis relativo à desnuclearização do país.

Notícias ao minuto

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »