Evaristo de Carvalho vence presidenciais em São Tomé e Príncipe

Jul 18 • Política, Sociedade, STP • 1148 Views • Sem comentários em Evaristo de Carvalho vence presidenciais em São Tomé e Príncipe

Evaristo de Carvalho foi eleito o novo Presidente da República de São Tomé e Príncipe. O candidato apoiado pelo ADI no poder, conseguiu um total de 50,1% dos votos. Pinto da Costa, o atual Chefe de Estado ficou na segunda posição com 24,8% dos votos. Maria das Neves a única mulher na corrida garantiu a terceira posição amealhando 24,1% dos votos. Na quarta e quinta posições ficaram Manuel do Rosário e Hélder Barros com 0,8% e 0,3% dos votos respectivamente.

Na reação à vitória, Evaristo de Carvalho apoiado pelo ADI reafirmou à comunicação social “a sua vontade de trabalhar com o governo para o bem de São Tomé e Príncipe”. O Presidente eleito garantiu que os são-tomenses não devem temer a concetração de poderes. “Podem confiar em mim, que eu vou exercer as funções de Presidente da República com toda a seriedade, lealdade, sempre contribuindo para o avanço de São Tomé e Príncipe. Serei um Presidente colaborador, conselheiro, fiscal e sempre atento para que tudo corra dentro da normalidade. A concentração de poderes não é uma coisa nova, em qualquer parte do mundo, na África, na Europa há concentração de poderes, portanto, não há qualquer receio porque a democracia vai manter-se e reforçar-se e não há qualquer receio de ditadura ou coisas do género”, afirmou.

Pinto da Costa e Maria das Neves que ficaram nas segunda e terceira posições no pleito, ainda não vieram ao público reconhecer as respetivas derrotas.

A abstenção teve uma palavra importante a dizer ao fixar-se nos cerca de 35.91%. Ainda assim, a diápora acorreu em massa para escolher o principal representante da Nação.

Angola deu a vitória a candidata Maria das Neves apoiada pelo MLSTP/PSD, que conserva fortes ligações ao MPLA. Já Portugal garantiu vitória à Evaristo de Carvalho. Gabão também fez o mesmo, enquanto que a Guiné Equatorial deu mais votos ao ainda Chefe de Estado Manuel Pinto da Costa.

Todos os resultados deverão ser agora ratificados pelo Tribunal Constitucional do país e o novo Presidente deverá tomar posse no dia 3 de Setembro próximo.

Estiveram inscritos nos cadernos eleitorais para escolher o novo e mais alto magistrado da nação cerca de 72.013 eleitores.

Brany Cunha Lisboa

Dados divulgados pelo site da Comissão Eleitoral Nacional http://www.cen.st/

 

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »