Governo retoma projecto de porto de águas profundas em Setembro

Ago 13 • Política, STP • 775 Views • Sem comentários em Governo retoma projecto de porto de águas profundas em Setembro

O governo de São Tomé e Príncipe retoma em Setembro o projecto de construção de um porto de águas profunda lançado há cinco anos, mas que nunca se materializou.

A “Terminal Link” uma sociedade francesa que há cinco anos prometeu mobilizar 500 milhões de dólares norte-americano para executar o projecto perdeu o direito de exclusividade, tendo o governo chamado a si a responsabilidade do empreendimento.

“A nossa parceira “Terminal Link” teve alguma dificuldade ao longo de todo esse processo de conseguir o financiamento necessário para implementar o projecto. E neste processo a “Terminal Link” perdeu o direito de exclusividade em termos de licença que tinha”, disse o ministro das Obras Públicas, infra – estruturas e recursos naturais, Osvaldo Abreu.

Segundo o ministro, o acordo assinado entre o governo são-tomense e sociedade francesa “já expirou”, mas apesar disso o executivo tem “todo o interesse” em que a ‘Terminal Link’ continue como parceira neste projecto, não obstante estar já a negociar com outros operadores.

“Nós temos todo o desejo de continuar esta parceria com a “Terminal Link”. Entretanto, já fizemos vários contactos com outros parceiros interessados, com capacidade financeira reconhecida que estão neste momento em negociações connosco”, explicou Osvaldo Abreu.

Uma fonte diplomática garantiu à Lusa que empresários angolanos “são um forte parceiro nesta matéria” e lembrou que na primeira semana de Julho, aquando da visita a São Tomé e Príncipe de uma comitiva empresarial angolana de 20 membros, uma das áreas de investimento que mereceu maior interesse dos angolanos foi o porto.

“O governo chamou a si o projecto, temos que sentar à mesa todos os interessados no sentido de dinamizarmos o mais rapidamente possível este grande projecto que, com certeza, será uma das grandes infra – estruturas para alavancarmos o nosso país, a nossa economia”, acrescentou o ministro são-tomense.

Osvaldo Abreu terminou sexta-feira uma visita a Portugal onde visitou o porto de Sines.

http://www.portalangop.co.ao

 

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »