Justino Lima é novo Chefe de Estado Maior

Fev 19 • Política, STP • 1689 Views • 5 comentários em Justino Lima é novo Chefe de Estado Maior

O coronel Justino Lima, até aqui chefe da casa militar do Presidente da República, foi o escolhido pelas autoridades para substituir Felisberto Segundo no cargo de Chefe de Estado Maior das Forças Armadas são-tomense.

A cerimónia de investidura do Coronel Justino Lima como Chefe de Estado Maior acontece esta quarta-feira, no palácio do povo.

Em decreto presidencial, tornado público na última noite, o Presidente da República Pinto da Costa nomeou Justino Lima para as novas funções após demiti-lo das antigas que desempenhava desde 2009.

Militar de carreira, Lima que foi promovido de coronel para coronel-brigadeiro, chega ao posto mais alto das Forças Armadas depois de já ter assumido vários cargos de chefia militar.

Assumção do novo cargo é a consequência mais importante das instabilidades vividas nos últimos tempos no seio dos militares e que aliás provocou a queda do seu antecessor Felisberto Segundo.

Lima foi também testemunha dos principais acontecimentos da vida do exército do arquipélago pós independência, com destaque para os golpes militares de 1996 e 2003.

Veja a baixo o seu percurso militar, cortesia do digital Telanon:

Primeira formação em Cuba na área de engenharia militar.

Curso de Comando de Tropas nas ex-União Soviética.

Curso de promoção a patente de capitão e curso de promoção a oficial superior em Portugal.

Vice-comandante do exército de 1995 até o ano 2003.

De 2009 à 2014 assumiu as funções de Chefe da Casa Militar do Presidente da República.

Esta quarta – feira, atinge a patente máxima das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe, brigadeiro, e o cargo mais alto na hierarquia militar, Chefe de Estado-maior.

Reporterstp com Telanon

Foto Telanon

Artigo relacionado

5 Responses to Justino Lima é novo Chefe de Estado Maior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »