Moçambique e São Tomé reforçam cooperação

Jul 14 • Política, STP • 738 Views • Sem comentários em Moçambique e São Tomé reforçam cooperação

O Ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, efectua uma visita oficial à São Tomé e Príncipe, nos dias 14 e 15 de Julho de 2014.

A visita tem o propósito de reforçar os laços de amizade e cooperação existentes entre Moçambique e São Tomé e Príncipe e analisar a situação política actual prevalecente nos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) e no continente africano, diz um Comunicado de Imprensa do Ministério moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação recebido pela AIM, em Lisboa.

Durante a sua estadia em São Tomé, a capital do Arquipélago, o Ministro Baloi vai manter conversações com a Ministra das Relações Exteriores e das Comunidades, Natália Umbelina Neto, nas quais as duas partes irão avaliar e fortalecer os laços de cooperação bilateral e multilateral.

A visita de Oldemiro Baloi, que actualmente preside ao Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portugal, ocorre a dez dias da realização da Cimeira da CPLP de Dili, a capital timorense, durante a qual Moçambique vai passar à Timor-Leste a Presidência rotativa da organização.

Para além de Moçambique e S. Tomé e Príncipe, fazem igualmente parte da CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal e Timor-Leste

A República Democrática de São Tomé e Príncipe assinalou este sábado, 12 de Julho, o 39/º aniversário da proclamação, em 1975, da sua independência do regime colonial português, fruto de vários anos de luta armada.

Esta sexta-feira, o Presidente de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, marcou para o dia 12 de Outubro as eleições legislativas e para os órgãos do poder autárquico e regional.

‘No exercício das competências constitucionalmente atribuídas ao Presidente da República decidi marcar para o próximo dia 12 de Outubro as eleições dos deputados à Assembleia Nacional e para os órgãos do poder regional e autárquico’, declarou Pinto da Costa, numa comunicação à nação.

São Tomé e Príncipe é um Estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (São Tomé e Príncipe) e várias ilhotas, num total de 964 km² (quilómetros quadrados), com cerca de 160 mil habitantes. Não tem fronteiras terrestres, mas situa-se relativamente próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria.

(AIM)

 

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »