PR deixa ADI de fora de contactos para marcação das eleições

Jul 11 • Política, STP • 863 Views • 4 comentários em PR deixa ADI de fora de contactos para marcação das eleições

O ADI de Patrice Trovoada perde espaço no conceito político do Presidente Pinto da Costa, enquanto que o recém-criado PEPS de Rafael Branco ganha terreno.

Durante os contactos efetuados esta semana com os partidos políticos com vista a marcação das próximas eleições, Pinto da Costa convocou os três partidos do poder mais o PEPS sem assento no parlamento. O ADI com 27 deputados na Assembleia Nacional ficou de fora.

O secretário-geral dos democráticos independentes Levy Nazaré não estranha a atitude do Chefe de Estado. Levy Nazaré garante que “o Presidente da República deixou a posição de árbitro e joga agora claramente para um dos lados”.

Numa altura em que a questão política se encontra quente no país, nomeadamente pela não marcação até agora da data das eleições pelo Chefe de Estado, e pelas acusações de parte à parte entre governo e oposição, Pinto da Costa abstém-se de chamar o ADI para as conversações mas, chamou o PEPS. O novo partido do dissidente social democrata Joaquim Rafael Branco, que desta forma, mesmo sem ter ainda concorrido a quaisquer eleições no país ganha terreno na cena política nacional.

Pinto da Costa quis ouvir uma vez mais os partidos políticos com vista a marcação das eleições, numa altura em que o tempo urge e os prazos legais para o efeito começam a escassear-se.  Ao mesmo tempo, a comissão eleitoral nacional já veio dizer que está tudo pronto em termos técnicos para a realização das eleições e a comunidade internacional já garantiu os cerca de 1 milhão de euros para os escrutínios.

Em causa estão a realização de eleições legislativas, autárquicas e regional do Príncipe. Estas duas últimas atrasadas há mais de 1 ano.

Brany Cunha Lisboa

Artigo relacionado

4 Responses to PR deixa ADI de fora de contactos para marcação das eleições

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »