Programa de Solidariedade entre Portugal e São Tomé e Príncipe

Mai 14 • Política, Sociedade, STP • 745 Views • Sem comentários em Programa de Solidariedade entre Portugal e São Tomé e Príncipe

O ministro da Solidariedade e da Segurança Social de Portugal, Pedro Mota Soares, foi bem recebido nas visitas aos centros que contam com o apoio da cooperação portuguesa.

Pedro Mota Soares estabeleceu contacto com algumas manifestações culturais de São Tomé e Príncipe, interpretadas pelas crianças.

Durante a sua estadia no país, o ministro teve oportunidade de conversar com os beneficiários directos dos programas. A visita permitiu também a troca de experiências.

«Foi uma visita útil. [O ministro] é uma pessoa de uma simplicidade fora de série. Muito disponível para ouvir e conversar», disse o diretor Executivo da Santa Casa da Misericórdia, Paulo Neves, à PNN.

«A perspectiva é que a cooperação continue, apesar das dificuldades que Portugal enfrenta. É uma manifestação de solidariedade. O mundo tem que caminhar mais para a solidariedade. A Santa Casa da Misericórdia, sendo uma instituição vocacionada para a solidariedade, necessita dela para cumprir a sua missão», acrescentou Paulo Neves.

O ponto alto da visita de quatro dias do governante português foi a assinatura do Programa de Cooperação entre o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social de Portugal e o Ministério da Saúde e dos Assuntos Sociais de São Tomé e Príncipe, para o período 2012-2015, que tem como eixo fundamental a luta contra a pobreza e a exclusão social.

Para Pedro Mota Soares «este protocolo de cooperação é um investimento fundamental, que os portugueses,- não só o Governo – mas o povo português pode fazer conjuntamente com o povo de São Tomé e Príncipe».

De acordo com o ministro santomense da Saúde e dos Assuntos Sociais,
Leonel Pontes, o novo programa «vai permitir dar continuidade a várias actividades que temos vindo a desenvolver junto de grupos vulneráveis em São Tomé e Príncipe, nomeadamente crianças e adultos».

Pedro Mota Soares animou uma palestra sobre «Economia Social – uma aposta de futuro» e foi recebido pelas autoridades santomenses, nomeadamente o Primeiro-ministro, Gabriel Costa, e o Presidente da República, Manuel Pinto da Costa.

O ministro português chegou ao arquipélago na sexta-feira, 3 de Maio, e regressou a Lisboa esta terça-feira, 7 de Maio.

2013-05-08 11:18:52-Kepvert.com

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

»