Remodelação governamental em São Tomé e Príncipe

Jan 21 • Política, STP • 1162 Views • Sem comentários em Remodelação governamental em São Tomé e Príncipe

Osvaldo Abreu envolto em polémicas é um dos visados. O engenheiro que exercia o cargo de ministro das obras públicas, infraestruturas e recursos naturais foi exonerado por decreto presidencial que para além de designar outro nome para a mesma função, indigitou ainda dois novos governantes.

O secretário-geral do MLSTP/PSD Fernando Maquengo, que em tempos já exerceu as funções de ministro do trabalho e solidariedade é o nome escolhido para substituir no cargo de ministro das obras públicas, infraestruturas e recursos naturais, Osvaldo Abreu.

Abreu, estava envolvido em polémicas há várias semanas, tendo sido mesmo indicado como nome a sair do governo, pelo próprio líder do seu partido MLSTP/PSD Jorge Amado. A gota de água terá sido a denúncia avançada pelo “digital telanon” com base no diário da república, que dava conta da participação do então ministro na criação de uma empresa que entre outras coisas, tinha como aspiração a exploração de hidrocarbonetos, o que revela por lei incompatibilidade de funções.

O decreto presidencial que realizou a tão propalada remodelação do XV governo constitucional da república, indigitou ainda José Maria Amado Fonseca, também do MLSTP/PSD, para o cargo de secretário do estado para as infraestruturas e meio ambiente.

Para o lugar do ministro da saúde Leonel Pontes, demissionário há quase um mês também ele devido a um escândalo financeiro, desta vez denunciado pela oposição, o presidente Pinto da Costa nomeou Maria Tomé, do partido MDFM/PL. Maria Tomé também já ocupou pastas ministeriais no passado.

Nota ainda para a alteração do nome do ministério que tutela o turismo pelo mesmo decreto presidencial 3/2014. De comércio, indústria e turismo, passa a chama-se ministério do turismo, comércio e industrias, numa clara exaltação do turismo que promete ser uma das fortes apostas do país em 2014.

Relembre-se que São Tomé e Príncipe tem sido notícia em jornais de países como Itália após ter sido apontado pelo conceituado canal CNN como um dos principais destinos turísticos a ter em conta neste ano.

Brany Cunha Lisboa

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »