Descoberta Vírus da Sida salva criança

Jun 29 • Mundo, Saúde • 876 Views • Sem comentários em Descoberta Vírus da Sida salva criança

Uma nova técnica experimental utiliza o vírus do VIH alterado geneticamente para tratar casos de cancro. Até agora, os resultados têm sido positivos e um dos mais recentes exemplos é o caso de uma menina de sete anos que combateu leucemia aguda com esta nova solução.

A infância de Emma Whitehead não foi igual à das crianças da sua idade. Em vez de ir brincar para o parque como as amigas, estava constantemente em consultas e exames médicos. A leucemia aguda que lhe tinha sido diagnosticado mudou a sua vida e a da família.

Quando a esperança parecia estar a desmoronar, foi-lhes sugerida uma nova técnica, ainda em fase experimental, que consistia utilizar o vírus do HIV alterado geneticamente para combater a doença.

Depois de pensar e hesitar, a família da menina de sete anos decidiu avançar. E agora, estando Emma ‘curada’ acreditam que não podiam ter tomado melhor decisão.

Esta nova técnica, criada por Bruce Lavine e Carl June, tem sido aplicada um pouco em todo o Mundo. E Portugal não foge à excepção.

Em território nacional, um investigador do instituto de Medicina Molecular de Lisboa, usou a mesa terapia, mas para combater a sida e “até agora os resultados estão a ser promissores”, disse João Gonçalves ao DN.

Notícias ao minuto

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »