Mais de 8 mil vidas são-tomenses já foram salvas no quadro do acordo de saúde entre o país e Portugal

Fev 17 • Saúde, STP • 639 Views • 2 comentários em Mais de 8 mil vidas são-tomenses já foram salvas no quadro do acordo de saúde entre o país e Portugal

O balanço é claro. Mais de 8 mil pessoas viram salvas as suas vidas no quadro do acordo de saúde entre São Tomé e Príncipe e Portugal que, permite, a evacuação dos doentes das ilhas para tratamento nas terras lusas. A evacuação é  uma componente satisfatória neste acordo mas, representa elevados custos também para o governo são-tomense por isso, os dois países vão apostar na formação de quadros.

Num país em que o Sistema Nacional de Saúde é precário, o apoio português em diversas vertentes tem se revelado ao longo dos anos, essencial no salvamento de vidas são-tomenses.

O país dispõe de um único hospital público, bem como de um centro de saúde na capital. Na região autónoma do Príncipe pode-se mesmo dizer que, não existe um hospital digno desse nome.

Perante avultadas exigências no setor da saúde, os diversos projetos com países amigos como os exemplos de Portugal e Taiwan, tem sido a tábua de salvação para o Sistema Nacional.

Falando concretamente de Portugal com quem o país tem um acordo de saúde que completa agora 38 anos, já foi possível no quadro deste acordo salvar mais de 8 mil vidas de são-tomenses devido a componente de evacuação. No entanto, essa componente representa cerca de 42% do orçamento do ministério da saúde. Para reduzir esse custo virão técnicos portugueses à São Tomé e Príncipe no sentido de apoiar a formação de quadros.

“Estamos a pensar na hipótese de se deslocarem à São Tomé, competências portuguesas para formação e atualização dos nossos quadros no âmbito da saúde”, garantiu a ministra da saúde Maria de Jesus Trovoada.

A mesma ideia é corroborada pelo representante português no arquipélago Fernando Machado que, vê no projeto Saúde para Todos uma boa alternativa para o cumprimento deste objetivo.

Brany Cunha Lisboa com RTPA

Artigo relacionado

2 Responses to Mais de 8 mil vidas são-tomenses já foram salvas no quadro do acordo de saúde entre o país e Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »