Arrancou o festival gravana

Jul 24 • Sociedade, STP • 1196 Views • Sem comentários em Arrancou o festival gravana

Já está em marcha o festival gravana 2013. Este ano o festival que se transformou numa patente do Estado é realizado em parceira com a Cena Lusófona e pretende mostrar a diversidade cultural do arquipélago.

Gravana, estação mais seca, tradicionalmente mais fresca dá nome ao festival que começou como iniciativa privada e transformou-se numa marca regitada do Estado são-tomense.

Instituido em 2003, o festival gravana é mote para diversão e confraternização entre os são-tomenses e os vários estrangeiros e emigrantes que visitam o país nesta época do ano.

Desta feita, o governo que organiza o festival com a colaboração da Cena Lusófona, vai aproveitar para promover culturas tradicionais como o Socopé, a Ússua, a Puita, o Tchiloli, a Dêxa ou o Auto de Floripes do Príncipe como oferta turística.

A diversidade cultural do país vai funcionar segundo o ministro da cultura Jorge Bom Jesus como “ uma verdadeira vitrina de manifestações da cultura nacional”.

A cena lusofona por sua vez, vai acrescentar arte ao festival com a promoção de uma oficina de atores para teatro que vai contar com a participação de atores do Brasil, Portugal, Angola e Guiné Bissau.

“Durante o mês de Agosto estará aqui uma equipa de 18 pessoas, 3 atores, documentaristas, produtores, encenadores etc, que estarão a ensaiar uma peça que depois estreiará em Portugal no dia 17 de Outubro”, explicou António Augusto Barros da Cena Lusófona de Portugal.

Representação, danças e músicas tradicionais são-tomenses entre outras propostas, prometem aquecer o festival gravana 2013.

Branny Cunha Lisboa

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »