BAD promete apoio na exploração de petróleo

Jun 15 • Sociedade, STP • 802 Views • Sem comentários em BAD promete apoio na exploração de petróleo

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai ajudar São Tomé e Príncipe no processo de exploração, disse à Lusa o representante do banco na capital são-tomense.

“São Tomé e Príncipe está num período chave de produção de petróleo e ao nível do banco, isso significa que há necessidade de ajudar o país na melhoria de gestão dos seus recursos naturais e neste âmbito é importante reforçar as capacidades humanas e
institucionais na gestão do programa de investimento público, dos recursos financeiros, no sistema judicial e também do meio ambiente”, disse Septimen Martin.

O BAD apresentou na quinta-feira a sua estratégia para África para o período 2013-2222 e São Tomé e Príncipe está incluído nas prioridades da instituição financeira africana, que vai financiar ainda este ano em oito milhões de dólares americanos, o projecto de apoio a gestão económica e financeira do arquipélago.

O BAD pretende transformar o continente africano nos próximos 10 anos e diz que vai aumentar o seu investimento para que a África cresce economicamente através da infraestruturação, integração regional e a boa governação.

Estas são as principais estratégias do BAD apresentadas às autoridades são-tomenses na presença do corpo diplomático.

O ministro do Plano e Finanças de São Tomé e Príncipe, Hélio de Almeida, disse que o projecto de apoio à gestão económica e financeira “envolve todos os sectores da economia e vem materializar um desejo que consiste na capacitação técnica, reforço da
capacidade institucional e também de criação dos pressupostos essenciais para que se consiga fortalecer o sector privado, de dessa forma fazer com que o país continue a trilhar os caminhos do desenvolvimento”.

Angolapress

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »