Banhistas protegidos já! Petição

Dez 29 • Sociedade, STP • 541 Views • Sem comentários em Banhistas protegidos já! Petição

Iniciativa jovem vai levar petição à Assembleia Nacional para proteger os banhistas são-tomenses.

Banhistas protegidos já! É o título da petição que já circula na internet e nas redes sociais e que já conta com mais de 100 assinaturas. A ideia surgiu da necessidade de haver legislação e esforços públicos de proteção dos banhistas, o documento deverá ser submetido aos deputados no mês de Maio próximo.

Mortes e acidentes nas praias são-tomenses são factos consumados e muitas vezes ignorados pela maioria dos cidadãos são-tomenses. Uma petição a ser entregue na Assembleia Nacional promete contribuir para alterar essa situação.

“Certamente que todoS ficaram muito sentidos com a última perda de um jovem no nosso mar. Naquele momento, a rede social facebook ficou inundada de uma consternação muito profunda.
Uma perda que de facto não é a primeira, e que abalou a todos. Assim, essa petição coletiva, visa dar voz a todos que clamam por uma maior segurança nas praias, e que desejam poder ir descansadamente (não negligenciando os cuidados básicos) às praias, sem grandes temores.
E creio que a priorização dessa questão não é pedir muito, mas apenas que se faça jus aos direitos básicos e fundamental à proteção civil que a fim ao cabo deve ser desenvolvido pelo Estado e pelas Regiões Autónomas, pelas Autarquias locais, mas também por entidades públicas e privadas, prevenindo riscos coletivos em situações de grave acidente atenuando os seus efeitos, protegendo e socorrendo as pessoas e bens em perigo aquando das ocorrências dessas situações” , palavras de Geneleyse Costa Lagos Soares titular da iniciativa.

A petição que já circula na internet e nas redes sociais quer chamar a atenção das pessoas para uma maior proteção dos banhistas, mas também para a possibilidade de entreajuda entre as várias instituições nacionais no cumprimento deste desiderato.

“A par da devida regulamentação dessa matéria, o Estado pode lançar mãos de meios económicos e práticos, como um protocolo entre as câmaras e o Exército que permita que militares ocupem vagas de nadadores-salvadores.

Além de tornar o turismo mais atrativo e sustentável, seremos uma ilha de referência, onde os banhistas se sintam sim, mais seguros e confiantes”, assegura Geneleyse Costa Lagos Soares.

A autora da petição é de opinião que esta fala por todos os são-tomenses, por isso, convida a adesão da mesma já que como se diz na gíria” a voz do povo é a que mais ordena”.

“Criada no início do mês de Dezembro, a petição conta com assinaturas de 154 pessoas. Em finais de Maio será prontamente remetida à Assembleia Nacional. O objetivo é incentivar os jovens, para que cheguemos a um número máximo de assinaturas, não esquecendo de que se trata da voz não de quem teve a iniciativa, mas a voz de todos”, concluiu.

Fica aqui o link para os que quiserem aderir a assinatura e deixar o seu contributo para que os banhistas se sintam mais seguros nas praias são-tomenses:

http://www.peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT75567

Brany Cunha Lisboa

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »