Brasil forma professores são-tomenses no quadro do projeto “Educar com horta”

Jul 30 • Sociedade, STP • 754 Views • 1 comentário em Brasil forma professores são-tomenses no quadro do projeto “Educar com horta”

São cerca de 90 professores e educadores são-tomenses que tomam parte nesta formação, que pretende resgatar os bons hábitos alimentares aos alunos, ao mesmo tempo que procura ser uma base prática para o aluno exercitar o que aprende nas salas de aulas.

A disciplina de matemática pode ser tomada como exemplo prático quando depois das aulas, o aluno vai lidar com a horta escolar.

“O aluno sai da sala de aulas, se ele teve aulas de matemática, lá na horta ele vai trabalhar números, figuras geométricas, medidas,… então ele vai ver na prática para que serve,…qual é a utilidade de tudo aquilo que ele aprende”, explicou a coordenadora do projeto Márcia Pompeu.

O projeto “Educar com Horta”, pretende colocar os alunos das diversas escolas primárias do país em contacto direto com a terra, promovendo desta forma melhores hábitos alimentares.

“Como já acontece no resto do mundo, há muitas doenças provocadas por alimentação não adequadas, alimentos industrializados, então a horta propõe esse resgate da alimentação natural, saudável, do produto que se cultiva perto de casa ou na horta da escola, que estabelece uma relação: Do cultivo ao consumo”, clarificou.

Nesta segunda fase do projeto, a ideia é juntar os professores e educadores ao alunos na promoção do cultivo de hortas escolares. Neste sentido cerca de 90 docentes estão a ser formados por congéneres brasileiros com larga experiência no assunto.

Os resultados já se fazem notar e até já vão para além das hortas.

“Comecei até com criação de animais, temos um aquário também construído mesmo na escola para a criação de alguns peixes”, assegurou o diretor da escola primária de Caldeira Ayres Vicente.

A formação aos professores e educadores são-tomenses que vai durar 4 dias sugere por outro lado, que estes possam apoiar e consciencializar as crianças para a importância do trabalho.

Brany Cunha Lisboa

Artigo relacionado

One Response to Brasil forma professores são-tomenses no quadro do projeto “Educar com horta”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »