Brasil vai construir uma barragem sobre Yô Grande

Nov 14 • Sociedade, STP • 1231 Views • Sem comentários em Brasil vai construir uma barragem sobre Yô Grande

A intenção foi manifestada publicamente pelo ministro das obras públicas e infraestruturas Osvaldo Abreu que assegurou também que o acordo para o efeito deverá ser assinado ainda em 2013.

É um projeto que deverá garantir ao país mais 12 megawatts de energia.

“Nesta fase pensamos assinar caso cheguemos a esse propósito, um acordo base que nós chamamos memorandium que nos levaria a outros acordos nomeadamente, contratos de investimentos que tem a ver com a concessão do espaço que albergaria tanto a hidroelétrica como tal, as quedas de água e a central. O contrato da construção da barragem e também a licença de produção”, explicou o titular das obras públicas e infraestruturas Osvaldo Abreu.

País de vento, sol e água abundante São Tomé e Príncipe tem vindo a investir ao longo dos anos em energia térmica em detrimento de outras formas de energia. Porém, o país vive desde sempre uma grave crise energética, que tem constituído um dos maiores entraves ao desenvolvimento.

O possível acordo com uma empresa brasileira para a construção da barragem sobre Yô Grande pressupõe mais um passo para a aplicação de uma nova ideologia para o setor, não obstante o país já possuir pelo menos duas pequenas centrais hídricas como são os casos do Contador e do Guêgui.

O acordo entre as partes são-tomense e brasileira poderá ser firmado ainda em 2013 e compreenderá um período de concessão de 25 anos. Deverá custar cerca de 46 milhões de euros.

Brany Cunha Lisboa

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »