Crioulo de Cabo Verde é o segundo crioulo mais falado em STP

Abr 19 • Cultura, Sociedade, STP • 899 Views • Sem comentários em Crioulo de Cabo Verde é o segundo crioulo mais falado em STP

Em São Tomé e Príncipe o crioulo cabo-verdiano é o segundo crioulo mais falado no arquipélago depois do crioulo fôrro. Dados do recenseamento geral da população e habitação realizado em 2012, indicam uma queda no número de falantes dos outros dois crioulos do país, o angolares e o lunguié.

Dos 173.180 habitantes de São Tomé e Príncipe, mais de 170.000 exprimem regularmente em língua portuguesa. É a língua de união de um país crioulo, que se exprime também em 4 outras línguas, o fôrro, o angolar, o lunguié e o crioulo cabo-verdiano.

O recenseamento da população e da habitação, indica que dos 173.180 habitantes apenas 62.000 confirmaram que falam crioulo fôrro o mais dominante na ilha de São Tomé.

O crioulo cabo-verdiano vem em segundo lugar com mais de 14.000 falantes espalhados pelas roças das duas ilhas e por alguns bairros das cidades.

A língua angolar, tradicionalmente ouvida nas comunidades pescatórias é falada por cerca de 11.000 pessoas.

O lunguié, dialeto dominante da ilha do Príncipe tem apenas 1.753 falantes regulares numa ilha que tem cerca de 7.000 habitantes.

Os resultados do recenseamento da população e da habitação acrescentam que a seguir a língua portuguesa, o francês é o idioma mais utilizado pelos são-tomenses, mais de 11.000 pessoas confirmaram que se expressam também em língua francesa.

Peça RTP África

Jornalista: Abel Veiga

Imagem RTP África

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »