Está na forja a criação do Instituto do Emprego e Formação Profissional

Jun 24 • Sociedade, STP • 705 Views • Sem comentários em Está na forja a criação do Instituto do Emprego e Formação Profissional

São Tomé e Príncipe vai criar com apoio da União Europeia o Instituto do Emprego e Formação profissional. Os primeiros passos para o enquadramento legal do organismo já estão a ser dados. A ideia é harmonizar os vários centros de formação profissional existentes no país em torno de um só regulador.

Em busca de mão-de-obra especializada, já há algum tempo que São Tomé e Príncipe vem investindo na formação profissional dos seus jovens interna e externamente.

Só a estudarem ou formados em Portugal, podemos contar mais de 300 pessoas. Mas mesmo nas ilhas existem centros de formação estatais e privados, com destaque por exemplo para a escola de formação profissional de Budo-budo, que ao longo dos tempos tem assumido um papel importante nesta área.

No entanto, o problema é que não há uma harmonização destas várias escolas em torno de um regulador comum.

“Neste momento a tutela da formação profissional está à nível governamental no ministério de educação e no ministério que tutela o emprego e formação que neste caso é o ministério da saúde e assuntos sociais, é necessário harmonizar esse sistema, estabelecer quem tutela o sistema, dentre outras coisas que se pretende, é nesse sentido que vem a criação do instituto”, explica a diretora do emprego e formação profissional em STP Arlete Zeferino.

Passos legais já estão a ser implementados para o surgimento do Instituto do Emprego e Formação Profissional do arquipélago, mas há ainda muito a fazer.

“Cabe-nos agora irmos numa próxima fase à busca de outros financiamentos, de outras parcerias para a criação do instituto em si, porque este é apenas o regime jurídico, é um documento muito importante, mas ele só não faz o instituto”, conclui Arlete Zeferino

O projeto é para já financiado pela União Europeia.

Brany Cunha Lisboa

Imagem e RM`s – RTPÁfrica

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »