Falsa Orca dá costa em São Tomé e Príncipe

Jul 9 • Sociedade, STP • 1932 Views • 6 comentários em Falsa Orca dá costa em São Tomé e Príncipe

A espécie marinha deu a costa na praia Lagarto, em São Tomé, e  ficou entalada nas rochas. Por três vezes tentou-se devolve-la ao mar, mas os esforços foram infrutíferos. As autoridades são-tomenses já mandaram abater o animal para evitar o consumo da sua carne, que para além de ser proibido por lei, pode ser imprópria para o consumo.

Foram muitos os populares que acorreram a praia Lagarto, em São Tomé para observar de perto a falsa Orca que deu costa esta segunda-feira.

Alguns ainda tentaram ajudar o animal a tomar de novo o rumo do mar, mas o seu destino já estava selado. O “Pseudorca crassidens”, como é cientificamente conhecido é uma espécie migratória que pode atingir os 5 metros de comprimento.

Para evitar que a carne da Orca fosse consumida pelos populares, as autoridades são-tomenses já mandaram abater o animal, já que para além do seu consumo ser proibido por lei, a sua carne pode estar contaminada.

“É altamente desaconselhado, tendo em conta que é uma carne que pode transmitir doenças, pode transmitir parasitas ao homem, por isso que, em casos desses recomendamos a população a não manusear, não tocar essa carne porque pode constituir algum perigo” garantiu Bastien Loloum da ONG Marapa

A falsa Orca é uma das espécies em estudo pelos biólogos marinhos são-tomenses, foi avistada pela última vez nas águas do arquipélago no ano passado.

Brany Cunha Lisboa

Artigo relacionado

6 Responses to Falsa Orca dá costa em São Tomé e Príncipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »