Falta de água em São Tomé e Príncipe?

Dez 6 • Sociedade, STP • 1774 Views • Sem comentários em Falta de água em São Tomé e Príncipe?

A Empresa de Água e Electricidade, justifica o racionamento no fornecimento de água à população com a falta de chuva no arquipélago.

O país pode assim estar a ser vítima das mudanças climáticas ou do desinvestimento no setor das águas.

Em são Tomé e Príncipe uma única empresa trata do abastecimento de água e da energia,…a EMAE.

Durante vários anos, muitas foram as queixas das populações que davam conta da falta de uma verdadeira e eficiente rede de abastecimento de água no arquipélago.

Em zonas circundantes a própria capital é ainda frequente ouvir-se que há falta de um verdadeiro serviço de abastecimento de água potável. No entanto, são vários os projectos já tornados públicos(muitos ainda no papel)  pelas autoridades que visam o aumento e o melhoramento da rede de abastecimento de água nas ilhas.

Hoje dá-se conta, de que para além da deficiente rede de abastecimento que existe, as populações terão de conviver com o racionamento de água. A EMAE justifica-se com a falta de chuva.

“Neste momento para colmatar a situação temos estado a fazer um fornecimento de forma racionalizado, e tem havido algumas reclamações das populações com toda a razão”, explicou a EMAE

Estará São Tomé e Príncipe a ser vítima de desinvestimento no setor das águas ou das profundas mudanças climáticas que o mundo atravessa?

A estação da Gravana prolongada(estação mais seca), que se vive no país poderá indiciar um ano de seca, já que esta só costuma durar 3 meses?

Perguntas que o Reporterstp vai procurar responder numa futura peça sobre o mesmo tema já que contactos com especialistas e geólogos estão a ser ultimados.

Para já fica a consideração e análise dos leitores, esta questão premente da vida social do arquipélago que é o abastecimento deficiente de água potável as populações.

Brany Cunha Lisboa

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »