Governo quer substituir areia pelo barro na construção civil

Set 20 • Sociedade, STP, Tecnologia • 2257 Views • 1 comentário em Governo quer substituir areia pelo barro na construção civil

O governo são-tomense com apoio do Brasil quer imprimir a troca da areia pelo barro na construção civil. Por isso, técnicos de empresas locais estão a ser formados pelos brasileiros que já há vários anos, aplicam na prática essa metodologia que para além de ser ecológica é de baixo custo.

Em tempos, o barro costumava ser muito usado em São Tomé e Príncipe, sobretudo na área da cerâmica.

Hoje, pode vir a ser utilizado como substituto da areia na construção civil e ajudar a atenuar a extração abusiva desta substância das praias do país.

A técnica vem do Brasil, onde já se aplica há alguns anos.

“Dá para você fazer uma casa de um pavimento, uma casa popular, isso se faz no Brasil há vários anos”, garantiu o engenheiro civil brasileiro Elias Cunha Neto

O governo são-tomense, mostra-se empenhado em usar a experiência brasileira, que para além de ser ecológica e ajudar a combater a extração da areia e o corte abusivo de árvores para as construções, é de baixo custo.

O titular das infraestruturas já envolveu técnicos de empresas nacionais no projeto e promete para os próximos meses adquirir do Brasil cerca de 50 unidades de fabricação de blocos de barro, para espalhar a técnica pelo arquipélago.

“Divulga-la de forma mais âmpla possível e assim permitir que a sociedade se aproprie dela e nos permita fazer uma economia ecológica e uma economia financeira com a construção desses blocos de barro”, enfatizou o ministro das obras públicas, infraestruturas e recursos naturais Osvaldo Abreu.

10 baldes de barro mais 1 de cimento é igual a 60 blocos de barro. Esta fórmula pode vir a ser a realidade futura da construção civil são-tomense.

Brany Cunha Lisboa

Artigo relacionado

One Response to Governo quer substituir areia pelo barro na construção civil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »