Instituto Politécnico de Leiria apoia educação em São Tomé e Príncipe

Mar 9 • Sociedade, STP • 690 Views • Sem comentários em Instituto Politécnico de Leiria apoia educação em São Tomé e Príncipe

O IPL, Instituto Politécnico de Leiria forma professores e inspetores em São Tomé e Príncipe no quadro da reforma do ensino em curso.

De acordo com Maria Antónia Barreto docente do Instituto Politécnico de Leiria, que esteve no arquipélago são-tomense para dar formação aos jovens professores das ilhas, “o IPL tem sido um importante parceiro neste contexto de cooperação na área da educação entre Portugal e São Tomé e Príncipe. Desde que começou a reforma do ensino em São Tomé, são vários os professores portugueses que se deslocaram às ilhas para lecionar em diversas disciplinas. O IPL foca-se sobretudo na formação de inspetores para a educação”.

Optimized-GEDC0611Mário Oliveira, outro quadro do IPL destacado em vários momentos para às terras do equador, também enfatiza o papel do instituto no apoio a educação em São Tomé e Príncipe. Desvaloriza o atual contexto de crise económica e garante que “é nestes momentos que se veem uma maior solidariedade nas pessoas. Eu mesmo fui para São Tomé como voluntariado do IPL, fi-lo e voltaria a fazê-lo sem problemas. Eu acredito que este tipo de ações contribuem muito para a internacionalização do IPL, aliás, não é só com São Tomé e Príncipe, temos protocolos com vários países dos PALOP. O IPL já é uma instituição reconhecida como um importante centro de investigação”.

Os dois professores foram convidados a exporem as suas experiências durante uma mesa redonda sob o lema “Que sustentabilidade para São Tomé e Príncipe?”, organizada pela APPEA, Associação Portuguesa para a Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável, no âmbito de um evento de promoção do arquipélago na cidade de Leiria denominado “Unidos por São Tomé e Príncipe”.Optimized-GEDC0605

A APPEA pretende por meio do voluntariado penetrar-se nos diversos setores de atividades das ilhas, como a saúde, educação, turismo, ambiente e economia. O intuito é ajudar as autoridades locais a conseguirem o tão almejado desenvolvimento sustentável.

Optimized-GEDC0627O vereador vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, aplaude a iniciativa e aproveita para “exortar aos empresários da região a olharem mais para as potencialidades do mercado são-tomense e aumentarem a quota de exportação de Leiria para às ilhas que neste momento se situa a volta dos 10%”.

Optimized-GEDC0625Por sua vez, o conselheiro do embaixador e representante da embaixada são-tomense, Amílcar Afonso “volta a desvalorizar o atual contexto de crise económica e afirma que vai aconselhar o embaixador a ter em conta a região de Leiria durante as negociações do novo programa de cooperação entre São Tomé e Príncipe e Portugal”.

Ainda como parte do evento, destacam-se as demonstrações do folclore cultural da ilha do Príncipe, degustação da gastronomia são-tomense, música ao vivo, exposições de quadros e esculturas de artistas são-tomenses e um desfile de moda da coleção da estilista Goreti Pina.

Brany Cunha Lisboa

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »