Nasce a primeira frota de táxis privada em STP

Abr 30 • Sociedade, STP • 1701 Views • 2 comentários em Nasce a primeira frota de táxis privada em STP

Foi criada no arquipélago a primeira frota de táxis privada digna deste nome. Chama-se  Ponta d`ouro e surge com o intuito de garantir aos são-tomenses um transporte seguro, rápido e confortável, numa altura em que o país perspetiva vários investimentos no sector do turismo.

A iniciativa é familiar e trás ao país o verdadeiro conceito do táxis.

“O objetivo é que todos os são-tomenses possam se deslocar de uma forma segura e confortável. É claro que o turismo aparece aqui como um adicional, mas o meu sonho é que todos os são-tomenses possam usufruir dos serviços”, explicou o empresário Orlando da Mata.

Em São Tomé e Príncipe já existe serviços de táxis, no entanto, não no verdadeiro conceito de frota e de serviços. Há sim um aglomerado de carros que, embora perfilhados em associação( dos taxistas), são veículos que pertencem à particulares, por vezes 2 ou 3 são do mesmo dono e que funcionam na chamada praça de táxis no centro da capital sob o seguinte contexto: o carro leva 4 ou 5 passageiros, deve ficar parado no ponto até que este fique totalmente ocupado. Ou seja, só arranca para o destino após estar totalmente carregado de passageiros e cargas e cada grupo de táxis só pode fazer determinadas rotas e à preços fixos.

Muitos são os carros em mau estado de conservação e muitos são os descontentamentos da população com relação sobretudo ao desconforto de andar apertados nos táxis.

A frota Ponta d`ouro pretende fazer diferente.

“O cliente só paga aquilo que ele usar. O preço base são 80 mil dobras, qualquer coisa como 1, 75 euros. Esse preço base permite ao cliente fazer 1800 metros e a partir daí, o taxímetro começa a contar e por cada 200 metros cobra 2450 mil dobras o equivalente à cerca de 10,2 cêntimos do euro. Não é tão caro como parece e permite ao cliente ter mais flexibilidade, o carro vai buscar o cliente aonde estiver e o leva aonde quiser”, afirmou o empresário Orlando da Mata.

Ainda assim, a Ponta d`ouro vai assumir pontos de partida estratégicos como por exemplo  hotéis, aeroporto e porto entre outros.

A empresa que vai funcionar 24/dias, gera desde já 6 postos de emprego e vai arrancar com uma frota de 4 carros.

Brany Cunha Lisboa

Artigo relacionado

2 Responses to Nasce a primeira frota de táxis privada em STP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »