Pescadores localizados sãos e Salvos

Ago 5 • Sociedade, STP • 575 Views • Sem comentários em Pescadores localizados sãos e Salvos

Sem combustível e a deriva os pescadores são-tomenses desaparecidos há cerca de 9 dias, foram levados pelo mar à Guiné Equatorial.

O alerta das autoridades nacionais aos países vizinhos, possibilitou a marinha equatoguineense  resgatar sãos o e salvos os 6 homens.

Informações avançadas pela capitania dos portos e o ministério dos negócios estrangeiros são-tomense dão conta de que os pescadores estão agora alojados em casas de emigrantes nacionais naquele país. O regresso à São Tomé, depende agora de movimentações administrativas que deverão estar concluídas o mais tardar até a próxima sexta-feira.

Os 6 homens partiram da cidade de Neves em São Tomé há 9 dias, distribuídos em 3 canoas, mas, deixaram ficar em casa os equipamentos de navegação, busca e salvamento que tinham recentemente adquirido.

Facto que dificultou a sua localização durante os dias incógnitos, já que segundo a capitania dos portos o país não possui meios para busca em mar aberto, sem ao menos ter uma noção de onde está o “objeto”. Doravante garante a capitania que ” vai sensibilizar os pescadores a usarem cada vez mais os seus kits de navegação”.

Acabou em bem desta vez, mais é frequente o desaparecimento de pescadores são-tomenses em alto mar, sobretudo devido as frágeis embarcações que os mesmos utilizam para a busca do pescado. A capitania dos portos diz que vai investigar as causas desses desaparecimentos.

Brany Cunha Lisboa

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »