São Tomé e Príncipe acolhe primeira conferência TEDx

Jun 12 • Sociedade, STP • 971 Views • Sem comentários em São Tomé e Príncipe acolhe primeira conferência TEDx

A iniciativa é de um grupo de jovens são-tomenses, que decidiu apostar nos projetos e ideias de impacto local e difundir o conceito do “pensar global e agir local” com vista a levar o nome do país além fronteiras.

Sob o tema “Islands Connected : São Tomé + Príncipe = África Connected to the World “, o TEDX São Tomé, visa ainda promover a partilha de ideias e o networking entre os participantes.

A semelhança do que acontece um pouco por todo o mundo, São Tomé e Príncipe vai também acolher uma conferência TED.

“Particularmente há uma distinção muito significativa entre o TED e o TEDx, o TED (é um acrónimo para Tecnologia, Entretenimento e Design) é uma fundação privada nos EUA, que se tornou marcante e conhecida mundialmente pela sua forma inovadora que abarcava as suas conferências que tinha como intuito maior a disseminação de ideias. A organização TED não querendo que este formato ficasse somente restringido aos Estados Unidos, no espírito de ideias que merecem ser espalhadas, criou um programa denominado TEDx, que permite que qualquer pessoa possa promover eventos locais (desde que tenha autorização para tal) de forma independente da qual reúne pessoas para dividir experiências ao estilo TED”, disse um dos membros da organização do TEDx São Tomé, Mário Lopes.

O objetivo está expresso no slogan do evento a ter lugar no dia 20 deste mês: “Islands Connected : São Tomé + Príncipe = África Connected to the World “.

“Trazer o TEDx à São Tomé, foi mais do que um chamado que já brotava em muitos corações. O país no seu todo, clamava por algo pertinente, inovador, que impulsionasse a criatividade, a potencialização de recursos existentes no mercado, bem como a instrumentalização do conceito do empreendedorismo social, digital, seguindo o acrónimo do TED = Tecnologia, Entretimento, Design. Sendo assim, e seguindo as diretrizes da Organização Galo Cantá, um conjunto de membros, embrenhou-se no desafio mútuo de trazer este novo conceito que já percorre com grande destaque, vários países da CPLP, como o Brasil, a Angola e Portugal”, garantiu.

De acordo com o Web Designer & Developer do grupo, Kalley Frota que é também o responsável pela gestão da página do evento na web, o número de pré-inscrições já ultrapassou os 70 lugares destinados aos participantes.

“Já temos até então 160 pré-inscrições, todos os dias encontro pessoas que falam ou procuram informações de como participar no evento. Eu enquanto gestor da página recebo as pré-inscrições e encaminho-as para a seleção. Faço também publicidades e coloco informações sobre o evento no facebook e noutras redes sociais”,explicou.

Espera-se por isso, um painel recheado de boas ideias partilháveis, no sentido de fomentar uma sociedade mais inovadora e empreendedora.

“Este evento vai constituir um marco de abertura interna e externa do país no seu todo, para a potencialização do empreendedorismo com focos mais centrais de intervenção, propagação na sociedade são-tomense do espírito do conceito TEDx, que consiste na disseminação de ideias, e maior acessibilidade de mecanismos e instrumentos que facultem a sua implementação, maior intercalação entre os agentes criadores nacionais e investidores internacionais e não só, este evento enquadrará São Tomé e Príncipe no mercado de oportunidades inimagináveis do mundo TED”, concluiu Mário Lopes.

Uma vasta lista de oradores, já foi selecionada para compartilhar ideias ou encorajar os participantes a acreditarem e a exporem as suas.

O evento que promete ajudar a mudar a forma de agir dos são-tomenses, no que toca a partilha de ideias e o networking, vai ter outra vertente interessante que é a possibilidade de haver um chat para interação entre os oradores e os participantes e uma transmissão em tempo real, o chamado “live stream” na rede mundial de computadores.

Uma intenção que ainda não é certa, mas que se mantém em cima da mesa até a data da realização do evento.

Como media partner do TEDx São Tomé, o reporterstp.info promete ficar em cima dos acontecimentos e trazer até aos estimados leitores todas as informações sobre mais este importante acontecimento a ter lugar na capital são-tomense.

Brany Cunha Lisboa

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »