São Tomé e Príncipe aposta na construção de embarcações para pescas semi-industriais

Jun 27 • Sociedade, STP • 1413 Views • Sem comentários em São Tomé e Príncipe aposta na construção de embarcações para pescas semi-industriais

7 embarcações construídas de raiz nos estaleiros Manuel Roque em São Tomé, foram esta semana distribuídas pelo governo aos pescadores de diversas localidades entre as duas ilhas.

Um investimento de mais de 700 mil euros có-financiado pela Espanha que visa de acordo com o governo dar o salto para uma pesca mais industrializada no país.

Medem 5 metros e meio e têm capacidade para seis pessoas. As novas embarcações distribuídas esta semana pelo governo aos pescadores de diversas zonas do país, vai permitir que os pescadores afastem mais das margens em busca do pescado.

“vem equipado com colete salva-vidas, bóias, GPS, enfim está totalmente equipado”, garante o consultor espanhol Janvier Yndurain.

Espanha foi parceira do arquipélago neste projeto no âmbito financeiro, mas sobretudo no que respeita a formação dos pescadores, para uma pesca mais avançada.

Para o executivo são-tomense começa uma nova etapa no setor das pescas.

“Com esses barcos estamos a ensaiar um salto para a pesca semi-industrial, pois deste jeito pensamos que estarão criadas as condições para os pescadores poderem afastar mais da costa em busca do pescado” afirmou o ministro da agricultura e pescas António dias.

São Tomé e Príncipe perspetiva assim nova era para o setor pesqueiro nacional com introdução  pesca semi-industrial, mas sobretudo com a fabricação das próprias embarcações com todo o sistema de segurança, em solo são-tomense.

 

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »