STP entre os 3 países da CPLP com maior liberdade de imprensa

Mai 4 • Sociedade, STP • 842 Views • Sem comentários em STP entre os 3 países da CPLP com maior liberdade de imprensa

O arquipélago conseguiu 28 pontos no relatório da Freedom House, atrás de Cabo Verde com 27 e Portugal com 22 pontos em 2013.

A Suécia foi o país com maior liberdade de imprensa no ano passado e no extremo contrário com menor acessibilidade à imprensa ficou a Coreia do Norte.

O relatório anual da Freedom House, que desde 1980 apresenta a lista de países com imprensa livre, condicionada e não livre, colocou São Tomé e Príncipe entre os 3 da CPLP com maior liberdade de imprensa em 2013 com 28 pontos.

Tema muito discutido nas ilhas no ano transato, eis que o relatório da Freedom House põe os “pingos nos is” e assegura que há de facto liberdade de imprensa no país.

A Freedom House atribui uma pontuação de 1-100 consoante a liberdade de imprensa de cada país.

Cabo Verde e Portugal são os outros integrantes da CPLP que mais proporcionaram informações livres aos seus cidadãos com 28 e 22 pontos respetivamente.

Com uma imprensa parcialmente livre estão Timor Leste com 35 pontos e Moçambique  com 45.

No grupo dos sem liberdade de imprensa estão a Guiné Bissau com 67 pontos e Angola com 69.

Neste particular destacou ainda a Guiné Equatorial candidata a entrar para CPLP com 90 pontos.

A Freedom House registou importantes declínio no que concerne a liberdade de imprensa em países como os Estados Unidos, Egipto, Ucrânia entre outros, o que levou a organização a considerar o ano que passou como o ano mais negro da última década para a liberdade de imprensa.

A Suécia foi o país com maior liberdade de imprensa em 2013, no outro extremo ficou a Coreia do Norte com menor acesso à imprensa pelos cidadãos.

Brany Cunha Lisboa com RTP África

Foto RTP África

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »