São-tomenses esperam mais e melhor em 2014

Jan 1 • Sociedade, STP • 727 Views • Sem comentários em São-tomenses esperam mais e melhor em 2014

Neste primeiro dia de 2014, o reporterstp foi consultar os são-tomenses para perceber quais são as expetativas para o ano que agora se inicia.

Várias foram as opiniões sobre o que esteve mal em 2013 e o que deve ser melhorado ou mudado em 2014. Acompanhem abaixo o apanhado geral do vox pop deste dia sobre as expetativas e perspetivas para o novo ano.

“O meu maior desejo é ver o meu , o teu, o nosso São Tomé e Príncipe no rumo do progresso…. Desejo melhores condições nos hospitais a fim de responder as necessidades dos nossos doentes, desejo mais e melhores escolas a fim formarmos mais e melhores os nossos quadros evitando que no futuro tenhamos tanta falta de escrúpulo por metro quadrado em São Tomé e Príncipe, maior civismo, que todos os são-tomenses tenham orgulho em dizer eu sou são-tomense, que os políticos tenham mais respeito para com o País e o povo e com eles próprios”.

“Para que um país possa crescer é necessário investir na saúde e educação, que são os pontos-chave”.

“Quero que haja menos pessoas oportunistas a governarem o país e que dêem mais atenção ao povo que os colocaram ali para governarem em prol do povo e do país”.

“No meu ponto de vista queria mais oportunidades para os jovens, um combate sério a corrupção, uma luta mais árdua para o desenvolvimento socioeconómico e criação de mais postos de empregos para os jovens recém-formados”.

“O desenvolvimento infantil é um ponto fundamental para o amanhã da nossa sociedade, é importante que a aprendizagem de uma criança seja organizada, o papel de um educador é muito importante, a maneira de ensinar e que a criança tenha a vontade e compromisso de aprender”.

“Queria que em São Tomé e Príncipe as pessoas tivessem um bom salário, que criassem projetos que desse empregos a jovens, tirar todos esses políticos velhos e construir uma nova política baseada na camada jovem”.

“Em 1º lugar os governantes têm que mudar de mentalidade, esquecer a cor política e pensar no povo. Aí sim as coisas poderão mudar consideravelmente mas tenho esperança num futuro, apostando mais no turismo, agricultura, pecuária e pesca também no empreendedorismo jovem, ou seja dar crédito a capacidade dos jovens e deixá- los trabalhar, esta é a minha opinião”.

“Olha espero que os políticos que lá estão a governar nesse nosso lindo e maravilhoso país prestem mais atenção ao povo são-tomense, e que esse ano as coisas possam mudar para melhor”.

“Bem para mim; São Tomé e Príncipe precisa de muito trabalho para que possamos alcançar o progresso. Como todos nos sabemos o ano 2013 foi um ano de muita crispação politica. Esperemos que este ano seja diferente e que a justiça possa funcionar como deve ser e que os são-tomenses possam ter a legitimidade por exemplo para fazer as suas manifestações sem que o governo e o Presidente interrompam deliberadamente essas acções. Porque se o país é democrático temos que nos expressar livremente. Espero que o presidente da república e o seu elenco dê mais ajuda a famílias desfavorecidas no que concerne a educação, saúde, e lazer a menos isso têm que fazer. Por último os dirigentes têm que ser menos corruptos e acabar com partidarismo porque temos um país muito pequeno e temos que nos unir para levar o nosso país a bom porto. Temos potencial para desenvolver por exemplo só com o nosso turismo, para isso temos que divulgar o nosso país e inovar muito mesmo,  mas para isso tem que haver também estabilidade política.”

“Espero que São Tomé e Príncipe caminhe melhor e firme para um saudável 2014”.

Ficam aqui algumas das sugestões e frustrações do são-tomenses que querem um 2014 melhor para todo o povo de São Tomé e Príncipe.

Brany Cunha Lisboa.

Foto retirada do google

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »