Secretário de Estado da Marinha Americana visita STP

Ago 17 • Sociedade, STP • 763 Views • 1 comentário em Secretário de Estado da Marinha Americana visita STP

 Mabus efetuou contatos com as autoridades são-tomenses, em cima da mesa estiveram os apoios dos Estados Unidos à segurança marítima nacional e a instabilidade crescente na região do Golfo da Guiné.

O Estado Unidos da América tem sido um grande parceiro de São Tomé e Príncipe no que toca ao apoio à segurança marítima.

A formação de quadros são-tomenses e a implementação do sistema de radar e vigilância da costa, são duas valências importantes no quadro da cooperação entre os dois países. Os resultados de acordo com o Secretário de Estado Norte Americano para a Marinha são cada vez mais visíveis.

“São Tomé e Príncipe tem feito um bom trabalho em termos de segurança nacional”, afirmou.

Ray Mabus que esteve durante 24h no país, encontrou-se com o Chefe de Estado Pinto da Costa, o Ministro da Defesa e Ordem Interna Óscar de Sousa e com as chefias militares. A crescente instabilidade no seio do Golfo da Guiné marcou as discussões.

“Falamos do modo como a marinha dos EUA pode melhorar a cooperação com as forças armadas e o governo são-tomense”, esclareceu.

São Tomé e Príncipe reforça a sua segurança marítima com apoio americano e discute formas de ajudar em conjunto com outros parceiros, a proteger a região do Golfo da Guiné, que tem nos últimos tempos registado um aumento de casos de contrabando e pirataria marítima.

Depois de São Tomé e Príncipe o Secretário de Estado Norte Americano Ray Mabus deve visitar também Senegal e Gana.

Brany Cunha Lisboa

Artigo relacionado

One Response to Secretário de Estado da Marinha Americana visita STP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »