STP forma professores para melhor educação

Ago 21 • Educação, Sociedade, STP • 1122 Views • Sem comentários em STP forma professores para melhor educação

O governo são-tomense prevê para 2014 um investimento na formação de professores para atender a cada vez mais exigente demanda na educação do arquipélago.

O projeto vai ser financiado pela UNICEF e o Banco Mundial em cerca de dois milhões de dólares.

O projeto deve arrancar em Fevereiro de 2014 e compreenderá três fases.

“O 1º campo é a formação em serviço dos professores, o 2º campo é a avaliação das aprendizagens e o 3º campo é a gestão dos recursos humanos”, explicou o representante do Banco Mundial Geraldo Martins.

O governo pede desde já a disponibilidade dos professores, para o projeto que vai permitir angariar conhecimentos que visem atender com maior ênfase as exigências do setor.

“Estamos no fim de uma etapa e estamos esperançados que de facto vamos conseguir esse donativo de cerca de dois milhões de dólares e nessa altura é que o trabalho real vai começar, e vamos continuar a contar com a vossa máxima participação”, palavras do ministro da educação, cultura e formação Jorge Bom Jesus.

A verba para a materialização do projeto deverá ser desbloqueada pela UNICEF e o Banco Mundial, que já estão neste momento a analisar a viabilidade do mesmo.

Por outro lado, e com vista a preparação do próximo ano letivo, professores de português do 7º ao 11º ano foram formados no âmbito do novo acordo ortográfico e ética profissional.

“Nós começamos com a Língua Portuguesa, seguir-se-ão outras disciplinas. O ministério quer para este ano ter todos o professores melhor preparados para melhor responder aos desafios do ano letivo 2013/2014”, assegurou o diretor do ensino secundário Jorge Boa Morte.

Professores da língua portuguesa preparam o novo ano letivo em São Tomé e Príncipe ao mesmo tempo que o governo anuncia investimentos importantes na formação de docentes em 2014.

Brany Cunha Lisboa

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »