Unidade de Compostagem de Castro Verde tem réplica em S. Tomé

Jul 30 • Sociedade, STP • 765 Views • Sem comentários em Unidade de Compostagem de Castro Verde tem réplica em S. Tomé

A Unidade Municipal de Compostagem de Castro Verde recebeu, no início do mês, a visita de técnicos da cidade de S. Tomé, em S. Tomé e Príncipe, e da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).

“Partilhar informação e conhecimentos sobre este processo de valorização de resíduos orgânicos” foi um dos objectivos desta visita.

A UCCLA é integrada por técnicos da Câmara de Lisboa e pretende a “descentralização e a participação comunitária na gestão de resíduos sólidos urbanos, através da implementação de um sistema de recolha na cidade de S. Tomé, para cerca de 70 mil habitantes. O projecto tem um financiamento de 75% da União Europeia e 10% do Estado Português, e conta com o apoio técnico da empresa Ecogestus.

Em Fevereiro de 2012, o responsável desta empresa, visitou a Unidade Municipal de Compostagem de Castro Verde. Depois da recolha de vários dados e tendo em conta o êxito do projecto, optou por proceder à construção de uma réplica da Unidade na cidade de S. Tomé. A Unidade já iniciou a sua actividade prevendo-se que em Setembro esteja pronto o 1º composto.

A Unidade foi dimensionada para uma produção de 50 a 70 ton/ano e conta desde já com a recolha de resíduos em 16 escolas públicas e na recolha porta à porta de 200 residências.

www.radiopax.com

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »