Início do ano letivo em risco em STP

Set 3 • Educação, STP • 657 Views • Sem comentários em Início do ano letivo em risco em STP

Governo anuncia esta quarta-feira a abertura oficial do ano letivo, mas continua o impasse com os professores.

Os docentes reclamam a implementação do estatuto de carreira e dão 5 dias ao executivo para a resolução do problema.

Os professores são-tomenses ameaçam uma paralisação já no próximo dia 9 de Setembro. Tudo porque, ainda não há entendimento entre os docentes e o governo quanto a implementação já neste ano letivo do estatuto de carreira.

“O governo propõe a implementação do estatuto de carreira com o seu respetivo enquadramento, onde nós também reivindicamos as promoções e não foi aceite pelo governo e também estamos a reivindicar uma melhoria salarial”, explicou o secretário-geral do SINPRESTP Gastão Ferreira.

Ainda assim, e mesmo sem ter concluído as negociações, o governo vai avançar esta quarta-feira com o anuncio de abertura oficial do ano letivo 2013/14.

O ministro Bom Jesus, mostra-se confiante no sucesso das conversações e até já tem em mente uma das medidas que se enquadra na implementação do estatuto de carreira do professores. Trata-se do regime de efetivos.

“Agora abriu-se para que toda a gente possa ingressar e ser enquadrada, isto é um beneficio a partida que exige um esforço financeiro de quase um milhão de dólares só para essa implementação”, esclareceu o ministro de educação Jorge Bom Jesus.

O panorama educacional são-tomense conta com cerca de 1700 professores, que há vários anos reclamam a implementação do estatuto de carreira docente.

A implementação do mesmo, viria garantir melhores condições de trabalho para os professores e de ensino para os alunos e consequentemente uma educação mais esclarecida para o país.

Governo e sindicato têm 5 dias para chegarem a um entendimento sob pena dos docentes avançarem para greve caso as suas reivindicações não forem atendidas.

Brany Cunha Lisboa

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »